Nos últimos cinco anos, houve uma queda significativa no número de cheques protestados em cartórios em Bauru e Marília (SP), devido ao desuso desse tipo de pagamento, que foi substituído pelas transações eletrônicas. De acordo com dados do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/SP), entre 2018 e 2022, o número de cheques protestados em Bauru diminuiu de 950 para 490, uma queda de 48,4%, enquanto em Marília a queda foi de 27,5%, de 1.308 para 948. Além disso, o valor total dos cheques protestados também diminuiu nessas cidades.
O presidente do IEPTB/SP, José Carlos Alves, afirma que essa queda no uso de cheques como forma de pagamento é resultado da evolução natural dos meios de pagamento, que estão cada vez mais digitalizados e instantâneos. Embora ainda seja utilizado para transações de maior valor, o cheque é considerado arriscado para o credor, que prefere outras formas de cobrança, como os boletos.
Substituído pelo boleto, o principal documento responsável pelo protesto de devedores em Bauru e Marília, o cheque também se tornou um pesadelo para os credores que tentam recuperar dívidas. Nos últimos cinco anos, houve uma queda acentuada no número de cheques protestados pagos e na proporção de cheques quitados após o protesto em cartório nessas cidades.
Os devedores que possuem protestos em seus nomes podem consultar pela internet se há uma dívida em aberto e onde o protesto está registrado. Para cancelar uma dívida em cartório, é necessário pagar ao credor o valor devido e receber a carta de anuência, que pode ser física ou digital, realizada por meio do site. Se a carta for física, o devedor precisa enviar os documentos originais ao cartório onde o protesto está registrado e pagar a taxa devida. Se for digital, o pagamento das custas previstas na tabela estadual, que varia conforme a dívida, é feito diretamente no site.
Fonte: G1
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.