O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pode suspender o auxílio por incapacidade temporária de 85.121 beneficiários nos próximos dias por não terem marcado a perícia médica em pente fino realizado pelo órgão. Para evitar isto, o beneficiário precisa agendar a perícia até a próxima sexta, 19, através do site do INSS, do aplicativo Meu INSS ou de ligação telefônica para a central de teleatendimento, no número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A relação completa de quem pode perder o benefício pode ser consultada no Diário Oficial da União (DOU). Na data agendada, os beneficiários devem apresentar os documentos pessoais e médicos, como exames, atestados, etc., que ajudem a comprovar a condição. A perícia poderá ser realizada em qualquer agência do INSS.
Para agendar a perícia através do aplicativo Meu INSS, o beneficiário deve fazer o login no app e, em seguida, clicar em ‘Do que você precisa?’, escrever ‘Agendar Perícia’ e, em seguida, clicar em ‘Novo Requerimento’. Na sequência, o usuário escolhe entre ‘Perícia Inicial’, se for a primeira, e ‘Perícia de Prorrogação’, se já recebe o benefício, seguir as instruções e informar os dados necessários. O resultado da perícia deve ficar disponível para ser consultado pelo segurado após as 21h no dia em que ela for realizada, no app, site e no telefone. Se não estiver, pode ser por alguma pendência relativa ao benefício, o que pode ser checado através do telefone 135. Se o beneficiário discordar, pode entrar com recurso em até 30 dias após saber o resultado. Se não puder comparecer ao local indicado para a perícia no dia, o segurado pode reagendar uma vez desde que justifique e avise com ao menos um dia de antecedência.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.