Um circo localizado no município de Granja, no Ceará, foi notificado por utilizarem um cachorro como atração. O caso foi denunciado pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), defensor dos direitos animais, na última sexta-feira, 10. Na gravação, o cão, conhecido como “Gabigol”, aparece subindo uma escada suspensa. Em seguida, o cachorro pula do alto em um pano segurado por integrantes do grupo. Como o parlamentar lembrou em suas redes sociais, a prática de utilizar animais em espetáculos é crime no Ceará, de acordo com a Política Estadual de Proteção Animal (Lei 17.729/2021). “Consideram-se maus-tratos para os fins desta Lei: utilizar animais em apresentações artísticas, circenses, ou qualquer outra atividade que coloque em risco a integridade física, sanitária, comportamental e psicológica desses animais”, diz texto da lei.
Após a denúncia de Studart, a Secretaria de Saúde e a Guarda Municipal enviaram uma equipe da Vigilância Sanitária ao circo para notificar o estabelecimento e examinar o animal. A Associação São Francisco também presente na visita. “A dona do circo alegou que não sabia das leis que envolve proteção dos animais, pediu desculpas a toda população que se sentiu incomodada e garantiu que não irá mais colocar o número nos próximos espetáculos”, informou a Prefeitura de Granja, que afirmou que o cachorro e outros animais presentes foram examinados pela médica veterinária Amanda Correia, que não constatou indícios de maus-tratos. O circo Jamaica ainda assinou um termo de responsabilidade e conduta contra o uso do animal em qualquer show do grupo com o jurídico do mandato do deputado. Em um vídeo divulgado nas redes do parlamentar, a dona aparece segurando o documento em mãos.
ATENÇÃO! @circo_jamaica_oficial que está fazendo essa PALHAÇADA com cachorro em GRANJA-CE. Ou vocês param com isso, ou amanhã mesmo entro com uma ação judicial contra vocês e peço para fechar esse circo! Quer correr risco? Corram vocês e não o pobre do cachorro! pic.twitter.com/KvHt9SFp0x
— Célio Studart (@CelioStudart) December 11, 2021
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.