A Argentina está na final da Copa do Catar! Confirmando o favoritismo contra a Croácia, a seleção portenha garantiu a vaga com uma expressiva vitória por 3 a 0, na tarde desta terça-feira, 13, no Lusail Stadium, na primeira semifinal do Mundial 2022. Mesmo sofrendo com o controle de bola dos croatas no início da partida, a Albiceleste mostrou poder ofensivo e conquistou o triunfo com um show da dupla Lionel Messi e Julián Álvarez. O camisa 10 abriu o placar de pênalti, fez lances plásticos e deu uma assistência genial. Já o jovem centroavante mostrou seu “faro de artilheiro” e balançou as redes duas vezes. Desta forma, o país sul-americano fica apenas a um passo do tricampeonato. No próximo domingo, 18, no mesmo estádio, a partir das 12 horas (de Brasília), os “hermanos” tentam colocar a terceira estrela no peito diante de França ou Marrocos – o adversário será conhecido na próxima quarta-feira, às 16 horas (Brasília), no Al Bayt. O “Time Xadrez”, por sua vez, volta a campo no dia anterior para disputar o terceiro lugar.
O time treinado por Lionel Scaloni encontrou certas dificuldades com a atual vice-campeã mundial. Mesmo com quatro meio-campistas (Leandro Paredes, Alexis Mac Allister, Rodrigo De Paul e Enzo Fernández), a Argentina não conseguiu ter o controle da posse de bola e viu a Croácia ditar o ritmo da partida. A situação, porém, mudou a partir dos 33 minutos, com um belo lançamento de Fernández para Julián Álvarez. Em boas condições, o centroavante foi derrubado por Livakovic dentro da área, sofrendo penalidade. Na cobrança, Messi não perdoou e abriu o placar com um potente chute no ângulo. Cinco minutos depois, o craque tratou de servir Álvarez, que avançou dentro da área e colocou para as redes. Atordoados, os croatas não esboçaram reação e desceram para o vestiário lamentando o resultado.
Sem outra alternativa, a Croácia adiantou suas linhas no segundo tempo, mas acabou deixando espaços. Leandro Paredes, logo aos 3 minutos, assustou em chute de média distância. Inspirado, Messi também quase anotou o terceiro em linga jogada individual, que só não terminou em uma pintura graças ao arqueiro Livakovic. Desesperada, a equipe croata se perdeu ainda mais na partida e viu a chance de ir para a final com um lance genial do camisa 10 rival. Em arrancada pela direita, Messi deixou Gvardiol para trás com um drible desconcertante, invadiu a área e deixou Álvarez na boa para marcar o terceiro, já aos 23 minutos. Com a vitória consumada, os argentinos trataram de administrar o resultado, trocando passes e se defendendo bem das investidas rivais.