28 de Junho de 2024

Com telemedicina, o Samu quer evitar idas de pacientes para as unidades de Saúde


Pacientes com sintomas gripais leves, que possam indicar ser Covid-19, já contam com um serviço de teleatendimento específico e capaz de evitar idas às unidades de Saúde da cidade, que têm registrado filas imensas nos últimos dias. Implantada pelo Samu, a "telemedicina para síndrome gripal" pode ser acessada pela população 24h por meio da ligação ao 192: basta clicar na "opção 2" durante a chamada.

O suporte tem como objetivo principal orientar as pessoas quanto ao que fazer com relação aos sintomas gripais, seja da Influenza ou do novo coronavírus. E é capaz de gerar, por meio de um segundo canal, receitas e até atestados médicos, no caso de o paciente já ter sido submetido a teste que apresente confirmação (reagente) para a Covid-19. Os exames aceitos como confiáveis pela telemedicina do Samu são os testes rápidos de antígeno ou o RT-PCR.

A central do Samu conta com cinco telefonistas, dois enfermeiros, no período diurno, e dois médicos que cumprem o expediente integralmente na unidade.

O ATENDIMENTO

A ideia é fazer com que o paciente com sintomas leves ande menos pela cidade em busca de receitas e atestados, explica Guilherme Trípoli, diretor do Samu. "Isso porque, muitas vezes, a pessoa já tem em mãos o exame de Covid-19 positivo, realizado em farmácias, laboratórios ou nas próprias unidades sentinelas (Unidades de Saúde que atendem síndrome gripal em Bauru). Então, ao invés de ficar enfrentando filas para conseguir consulta médica, a pessoa liga no 192, clica na opção 2, informa sobre o exame positivo e o enfermeiro orientará o munícipe sobre o que fazer e quantos dias de isolamento", comenta Trípoli.

Um número de protocolo será informado ao paciente com Covid-19 que, na sequência, deve efetuar uma nova ligação, agora, para a Ouvidoria da Saúde municipal, que atende pelo telefone (14) 3104-1452. A Ouvidoria será a responsável por emitir e enviar, por e-mail, documentos como atestados e receitas. As informações que constam nesses documentos, contudo, são assinadas pelos médicos do Samu.

"O funcionário da Ouvidoria irá apenas acolher o paciente e coletar as informações que a telemedicina do Samu informou via sistema para fazer o atestado. O munícipe deve receber tudo via e-mail. Assim como também deverá enviar, por e-mail para a Ouvidoria, uma imagem do resultado do exame que ele fez e que deu positivo", explica o diretor do Samu.

A Ouvidoria da Saúde, contudo, conta com apenas um funcionário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, o que demandará paciência do usuário.

SEM EXAME

Já o paciente com sintomas gripais e que ainda não passou por testes da Covid-19 será orientado por enfermeiros e médicos do Samu sobre o uso de medicamentos adequados, como antitérmicos e analgésicos. A realização do exame de detecção da doença também deve ser recomendada.

A telemedicina do Samu assina atestados médicos apenas para casos relacionados à Covid-19, que podem chegar de sete a até 10 dias de afastamento do trabalho. Quanto à Influenza, a unidade não emite o documento.

Guilherme Trípoli reforça que o serviço é voltado para pacientes com sintomas leves. Pessoas com falta de ar também podem acionar o 192, mas, "neste caso, é possível que a equipe envie uma ambulância para a casa do paciente, que será transportado para a unidade de referência, que é a UPA Geisel", finaliza o diretor do Samu.

O Samu Bauru é responsável pelo atendimento de outras 17 cidades, mas a telemedicina está disponível apenas para os moradores de Bauru.

O serviço foi criado durante a pandemia em 2020, mas estava desativado desde setembro deste ano. Com o aumento de casos na última semana, o teleatendimento foi aprimorado e reativado na última quinta-feira (6).



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

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