20 de Janeiro de 2025

Copa do Catar: estatísticos apontam provável final entre Brasil e França; veja chances


Grupo 'Previsão Esportiva' analisa os dados e é formado por pesquisadores, professores e alunos da UFSCar, USP, UFPR e UFBA, além da Universidad de Atacama e da empresa educacional FLAI.

Com a definição dos times classificados para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o projeto Previsão Esportiva aponta Brasil x França como a final mais provável do campeonato, com 10,4% de chances.

A seleção brasileira continua favorita com maior probabilidade de trazer o hexacampeonato para casa (veja abaixo as possibilidades de finais e o ranking de favoritos).

No entanto, de acordo com os criadores do projeto, ainda existe grande incerteza sobre qual será a final, haja vista que existem 15 outras possibilidades de finais, que somam uma probabilidade de aproximadamente 90%.

De acordo com os pesquisadores, o 'caminho previsto se o mais provável acontecer’ da única seleção pentacampeã do mundo é passar pela Croácia, enfrentar os vizinhos da Argentina e pegar os franceses na grande final.

A seleção enfrenta os croatas nesta sexta (9), às 12h (de Brasília), no estádio Education City.

Os pesquisadores também desenvolveram uma plataforma interativa que permite simular as chances de cada equipe por jogo e calculando as chances do jogo da seleção, a probabilidade é de 63,6% de vitória do Brasil.

Criado em 2006, o projeto analisa as probabilidades dos times nos mundiais. Integram o projeto 13 pessoas entre professores, pesquisadores e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indútria (CeMEAI) da USP de São Carlos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad de Atacama, além da empresa FLAI Inteligência Artificial.

Para fazer as análises, o grupo utiliza um programa de computador que usa uma formulação matemática e embasamento estatístico para calcular as probabilidades de uma seleção ganhar a partida.

Para as previsões da Copa do Mundo de 2022 foram feitas 1 milhão de simulações com os jogos do campeonato antes do início do torneio.

A cada fase terminada, os pesquisadores analisam novamente os dados. Do primeiro modelo gerado de ‘caminho mais provável’ do chaveamento até a fase em que estamos, os pesquisadores acertaram 6 dos 8 times que irão disputar as quartas de final.

O projeto Previsão Esportiva teve início no Departamento de Estatística da UFSCar em 2006. Nas copas de 2006 e 2010, o modelo 'acertou' a ordem dos campeões. As previsões foram feitas antes do início das competições.

De 2006 para cá, o grupo já fez previsões para diversas competições de futebol como: Brasileirão séries A e B, Premier League, La Liga, Italiano Série A e Bundesliga, além da Copa América 2019 e dos Jogos Olímpicos Tokyo em 2020 - Futebol feminino e masculino.

"Historicamente nós temos acertos em relação aos números gerais da Copa. A gente mede, por exemplo, quantos semifinalistas conseguimos prever. Nas últimas copas a gente conseguiu acertar, em média, 3 dos 4 semifinalistas que chegaram. Então é uma estatística que nós gostamos. No entanto é algo que também é complicado de se prever. Tem que ter pé no chão na hora de analisar esses números", finalizou.

fonte: G1

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.