O Corinthians anunciou na manhã desta quarta-feira, 16, a contratação de Júnior Moraes. Em comunicado, o clube do Parque São Jorge informou que o atacante de 34 anos, que estava no Shakhtar Donetsk (Ucrânia), assinou contrato válido até o final de 2023. Liberado pelos ucranianos por causa da guerra com a Rússia, o jogador chega ao Alvinegro sem custos e com a tarefa de encerrar a carência de um centroavante no elenco. “Estou muito feliz e preparado para vestir esta camisa. Espero ajudar a equipe ao máximo em busca dos resultados”, disse o reforço corintiano.
Revelado nas categorias de base do Santos, Júnior Moraes foi campeão do Paulista com a camisa da equipe da Baixada, em 2007, quando marcou na final contra o São Caetano. Nos anos seguintes, passou por Ponte Preta e Santo André antes de começar sua trajetória na Europa. No Velho Continente, o atacante desembarcou para jogar no Gloria (Romênia) em 2010, e foi para o Metalurg Donetsk (Ucrânia) no ano seguinte. Ainda em 2011, transferiu-se ao CSKA Sofia (Bulgária) e retornou ao Metalurg, em 2012, onde permaneceu até 2015. De lá, partiu para o Dinamo Kiev, um dos principais clubes ucranianos. Teve uma breve passagem no Tianjin Quanjian (China) por empréstimo, em 2017, e deixou o Dinamo em definitivo no ano seguinte, quando assinou com o Shakhtar Donetsk, seu último clube antes de voltar ao país.
Acabou o chorare!
Júnior Moraes é do Timão!#BemVindoJrMoraes#VaiCorinthians pic.twitter.com/ZN6IIzL9wb— Corinthians (@Corinthians) March 16, 2022
Naturalizado ucraniano desde 2019, Júnior Moraes já atuou pela seleção local em 11 oportunidades, contabilizando um gol. Por causa da sua cidadania, o brasileiro quase precisou servir o país do Leste Europeu no conflito com a Rússia – ele era um dos atletas presos em um hotel na cidade de Kiev. Após algumas negociações, entretanto, o brasileiro conseguiu sair da zona de conflito, voltando ao Brasil com seus familiares. Com a liberação da Fifa para jogadores estrangeiros deixarem a Ucrânia e a Rússia e assinarem com outros clubes até a metade de 2022, Moraes ficou livre para fechar com o Corinthians. Além disso, como seu vínculo com o Shakhtar era válido somente até junho deste ano, ele se desvinculou permanentemente da equipe de Donetsk.