Começa hoje em Bauru, a partir das 8h, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Nesta primeira fase, a prioridade é daquelas que possuem comorbidades, deficiência ou que são indígenas ou quilombolas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa é de que 3 mil moradores da cidade integrem este grupo inicial.
A expectativa é de que todos eles estejam vacinados em 20 dias, ou seja, até 7 de fevereiro. Concluída esta etapa, a campanha poderá ser estendida aos demais indivíduos entre 5 e 11 anos, seguindo a regra de autorização para imunização por idade, de forma sequencial, sempre das crianças mais velhas para as mais novas.
Conforme o JC noticiou, a cidade possui cerca de 30.050 habitantes nesta faixa etária, aptos a receber a vacina pediátrica contra a Covid-19. "Iremos acompanhar o calendário do Estado. Para avançar para os próximos grupos, dependeremos do recebimento das doses", observa a secretária municipal de Saúde, Alana Trabulsi Burgo.
No último sábado (15), o município recebeu as primeiras 1,4 mil doses do imunizante da Pfizer produzido especificamente para este público, que foram distribuídas nesta segunda-feira nas 15 unidades de saúde que realizarão a vacinação. O atendimento será sempre no período da manhã, das 8h às 12h, por meio de agendamento.
Na unidade, os pais devem apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e a comprovação de que possui uma das comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e pelo Estado como critério para tomar a vacina (a lista pode ser conferida em http://www.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=39915).
COMPROVAÇÃO
Os pais poderão apresentar qualquer comprovante que demonstre que a criança pertence a um destes grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, entre outros), desde que conste o CRM do médico. Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das unidades.
A comprovação correta e verídica da comorbidade é fundamental para a aplicação da vacina. As crianças imunossuprimidas por outros tratamentos médicos devem comprovar a patologia e a medicação utilizada.
COMO AGENDAR?
Para fazer o agendamento, basta acessar o site da Prefeitura de Bauru (http://www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas) ou clicar no banner destacado com o título 'Vacinação e Testagem'. O usuário deverá colocar o CPF da criança, realizar o cadastro e optar pelo item 'vacinação infantil'.
Também é necessário realizar o cadastro no site do Vacina Já. Para tanto, os pais ou responsáveis devem acessar o link http://www.vacinaja.sp.gov.br, clicar no botão "Crianças até 11 anos" e preencher o formulário online.
As unidades que aplicarão a vacina pediátrica são: UBSs Tibiriçá, Europa, Vista Alegre, Mary Dota, Beija-Flor, Jussara/Celina, Octávio Rasi, Cardia e Redentor e as USFs Pousada da Esperança 2, Vila São Paulo, Dutra, Santa Edwirges, Nova Bauru e Nove de Julho.
As crianças que tiveram Covid devem aguardar 30 dias para tomar a vacinação. Se foi apenas síndrome gripal, a espera é de 72 horas sem febre.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.