Equipe técnica da Divisão de Manutenção do DAE concluiu, na noite desta sexta-feira (18), o reparo na rede de esgoto localizada no cruzamento das avenidas Rodrigues Alves e Aureliano Cardia, na Vila Cardia. As interdições, contudo, devem prosseguir durante parte da manhã deste sábado (19).
Técnicos da autarquia estiveram no local e constataram que a cratera foi causada por um vazamento na rede de esgoto, localizada na quadra 24 da Rodrigues. A área ao redor do buraco formado sofreu um deslizamento de terra e aumentou a circunferência do afundamento por baixo do asfalto.
Por conta disso, o cruzamento, que estava parcialmente interditado, precisou ser fechado ontem. Como efeito colateral, o trânsito de vias próximas, como a avenida Duque de Caxias, ficou bastante complicado, principalmente nos horários de pico.
CONSERTO
A autarquia realizou a substituição de cerca de 17 metros da rede de esgoto de cerâmica de seis polegadas para material PVC de oito polegadas. Além da recuperação da rede, técnicos trocaram dois poços de visita que estavam danificados.
O solo do local foi compactado e recebeu tratamento com solo cimento para estabilização da terra. Devido ao horário que os serviços terminaram, a reposição asfáltica será realizada na manhã de hoje.
Assim, as vias continuarão com o trânsito totalmente interditado durante parte da manhã nos dois sentidos para assegurar a secagem do PV que foi instalado no trecho.
Ontem, a Emdurb manteve o acesso da rua Marcondes Salgado para a avenida Aureliano Cardia e a via direita da Rodrigues Alves, sentido Centro-Bairro, fechados durante todo o período da execução dos trabalhos.
COMPLEXIDADE
O DAE explica que o reparo foi programado para ser executado durante o dia por alguns motivos, dentre eles a complexidade do serviço no local, questões de segurança das equipes que atuam em conjunto e a possibilidade de chuva para o período da noite.
A autarquia deu início aos trabalhos às 8h, com interdição total das vias ao entorno por conta de riscos de desabamento do solo com o afundamento de uma grande circunferência na região.
"A rede de esgoto na via possui uma profundidade maior com rede de gás paralelamente, o que torna o trabalho complexo. Como as duas avenidas possuem um tráfego intenso de veículos, inclusive, pesados, a Defesa Civil, a Emdurb e Secretaria de Obras acompanharam o serviço", completa a autarquia.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.