Explodiu o número de denúncias de maus-tratos a animais em Bauru. De acordo com dados da prefeitura, em 2020, foram 614 ocorrências. Já em 2021, somente até novembro, esse volume cresceu para 1.073. Trata-se, mesmo com o ano ainda não tendo terminado, de um aumento expressivo de quase 75%. Neste mês, inclusive, celebra-se o Dezembro Verde, a fim de conscientizar a população sobre os maus-tratos e o abandono de animais.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e com apoio da Polícia Ambiental, trabalha em Bauru na autuação dos denunciados e recolhe os animais vítimas de maus-tratos ou abandono.
De acordo com Valéria Medina, do CCZ, "existe punição administrativa para esses casos, onde o dono do animal, em maioria cachorros ou gatos, é multado. E o valor da multa pode variar de R$ 176 até R$ 7 mil", destaca a médica veterinária, lembrando que o CCZ oferece todo o suporte possível aos animais que estão precisando de ajuda.
Além da questão administrativa, os indivíduos também podem responder criminalmente, inclusive, com prisão.
CONSCIENTIZAÇÃO
A campanha Dezembro Verde nasceu da necessidade de reconhecer o direito ao respeito aos animais, além de aumentar a conscientização da população frente a esse problema nacional de maus-tratos e abandonos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o total de animais vítimas, em todo o País, é de mais de 30 milhões.
Para fazem denúncias ao CCZ em Bauru, os telefones são (14) 3103-8050 e (14) 3103-8059. Também é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected]
ADOÇÃO RESPONSÁVEL
Outro método de ajudar na causa é dando um lar a um desses animais. Se você deseja adotar um cachorro ou gato e se compromete com as responsabilidades que uma adoção exige, deve ir até o CCZ (rua Henrique Hunzicker, quadra 1, Jd. Bom Samaritano), de segunda a sexta, das 9h às 16h, levando RG, CPF e comprovante de residência.
Estão disponíveis para adoção cães e gatos, adultos e filhotes, tanto machos quanto fêmeas. Os animais, já vermifugados e castrados, foram resgatados e cuidados após serem vítimas de abandono ou maus-tratos e, hoje, aguardam por uma nova família.
O telefone do Centro de Zoonoses é o (14) 3103-8050.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.