O Palácio do Planalto prevê 200 autoridades que vão participar do desfile de 7 de Setembro em Brasília. A Presidência da República enviou convites a todos os ministros de Estado e presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal, além de outras autoridades. O Planalto também já divulgou o roteiro do desfile, com início marcado para as 9h. O desfile será mais curto do que em anos anteriores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou algumas forças de segurança, como a Polícia Federal (PF), que vem investigando oficiais e reservistas das Forças Armadas. A intenção do governo é “despolitizar” o Dia da Independência, sob a visão que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizava a data para fazer palanque político e como representação patriótica de seus eleitores.
O foco do desfile será a valorização das Forças Armadas como instituições independentes, sem vínculo partidário e com apreço pela democracia. O esquema de segurança para o evento será reforçado. O governo federal deixou a Força Nacional à disposição do governo do Distrito Federal. Não foi divulgado um número de contingente policial, apenas que haverá mais agentes nas ruas do que no último 7 de Setembro e até mesmo do que na posse de Lula.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.