Eleitores nos Estados Unidos que decidiram votar presencialmente nesta terça-feira (5) estão enfrentando longas filas, com um tempo médio de espera de cerca de 30 minutos para concluir a votação. Em Washington, a disputa acirrada entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris tem contribuído para o aumento do movimento nas seções eleitorais. Cada estado possui suas próprias regras e procedimentos para a votação. A previsão é de que aproximadamente 75 milhões de cidadãos americanos compareçam às urnas hoje, somando-se aos 78 milhões que já realizaram o voto antecipado.
O processo de votação se inicia com o registro do eleitor, que tem a opção de utilizar uma cédula de papel ou uma urna eletrônica. O voto é considerado válido apenas após a inserção da cédula ou a finalização do registro na urna. Embora hoje não seja um feriado nos Estados Unidos, as instituições funcionam normalmente, permitindo que os eleitores exerçam seu direito de voto. A expectativa é que cerca de 60% do eleitorado participe do pleito, lembrando que a votação não é obrigatória no país. As últimas pesquisas indicam uma disputa acirrada pela presidência, refletindo a polarização política atual.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.