22 de Fevereiro de 2025

Elon Musk planeja fechar principal agência de ajuda externa dos EUA


Patrick Pleul/AFP

Elon Musk, escolhido por Donald Trump para liderar um painel focado na redução de gastos federais, revelou que está em processo de desmantelar a Usaid, a principal agência de doações do mundo. Em 2023, a Usaid destinou US$ 72 bilhões em ajuda global. Musk declarou que a instituição “não tem conserto” e que Trump apoia sua extinção. Após a administração Trump ter removido dois altos executivos da Usaid, surgiram tentativas de limitar a presença de representantes do Departamento de Eficiência Governamental na agência. Musk acredita que o governo pode eliminar até US$ 1 trilhão do déficit no próximo ano, mencionando a existência de “fraudes estrangeiras profissionais” que estariam desviando recursos ao criar cidadãos digitais falsos nos Estados Unidos, embora não tenha apresentado provas concretas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A possibilidade de Musk ter acesso ao sistema do Tesouro, responsável pela gestão dos pagamentos federais, levantou preocupações e gerou críticas. O democrata Peter Welch classificou essa situação como um “abuso de poder”. Trump, por sua vez, elogiou Musk, chamando-o de um “excelente cortador de custos”.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.