28 de Junho de 2024

Em 2022, quatro feriados irão cair no fim de semana


Dos 13 feriados programados para 2022 em Bauru, quatro cairão no fim de semana, sendo dois no domingo, o que significará menos dias de descanso extra para os trabalhadores. Em 2021, foram três nestas condições.

No ano que está prestes a começar, logo o primeiro feriado, de 1 de janeiro, cairá em um sábado, o que também ocorrerá com o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho. Já o Dia Mundial do Trabalho, em 1 de maio, e o Natal serão em domingos.

A análise, feita pelo JC, leva em conta nove feriados nacionais; além do Carnaval, que é ponto facultativo; Corpus Christi, ponto facultativo no País e feriado municipal; a Revolução Constitucionalista, considerada feriado estadual; e o aniversário da cidade, feriado municipal.

Das 13 datas, nove cairão em dias úteis, sendo que, destas, apenas duas irão gerar feriados prolongados: a Paixão de Cristo, na sexta-feira, 15 de abril; e o aniversário de Bauru, em 1 de agosto, que ocorrerá em uma segunda-feira. Neste ano que está chegando ao fim, foram quatro "feriadões" em segundas ou sextas-feiras.

Já entre as datas comemorativas que caem em terças ou quintas e trazem a possibilidade de emenda com o fim de semana em algumas empresas ou repartições públicas, estão o Carnaval (1 de março) - cujas festividades foram canceladas em Bauru neste ano -, Tiradentes (21 de abril), Corpus Christi (16 de junho) e Proclamação da República (15 de novembro). Outros três feriados cairão na quarta-feira: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).

Os dias do Professor (15 de outubro), do Funcionário Público (28 de outubro) e da Consciência Negra (20 de novembro), considerados pontos facultativos em Bauru, não foram contabilizados no levantamento.

SERVIDOR MUNICIPAL

No Diário Oficial do último dia 23, inclusive, a prefeitura publicou decreto que estabelece o calendário oficial de feriados e pontos facultativos em Bauru. Em 2022, os servidores municipais contarão com 11 pontos facultativos que irão propiciar dias a mais de descanso. Os funcionários poderão, por exemplo, emendar os dias de Carnaval de segunda até as 12h da Quarta de Cinzas; folgar no dia 22 de abril, uma sexta que se segue ao feriado de Tiradentes; e no dia 17 de junho, também sexta, após o Corpus Christi.

Já no Dia do Professor, um sábado, o ponto facultativo é garantido somente às unidades escolares. No Dia do Funcionário Público (28 de outubro) e no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a folga é estendida a todos os servidores.

Eles poderão emendar, ainda, o feriado da Proclamação da República, que cai em uma terça-feira, além de descansar na véspera de Natal, no sábado, e no dia 26 de dezembro, até as 12h. Outro ponto facultativo está programado para o dia 31 de dezembro.

 



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.