Dos 13 feriados programados para 2022 em Bauru, quatro cairão no fim de semana, sendo dois no domingo, o que significará menos dias de descanso extra para os trabalhadores. Em 2021, foram três nestas condições.
No ano que está prestes a começar, logo o primeiro feriado, de 1 de janeiro, cairá em um sábado, o que também ocorrerá com o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho. Já o Dia Mundial do Trabalho, em 1 de maio, e o Natal serão em domingos.
A análise, feita pelo JC, leva em conta nove feriados nacionais; além do Carnaval, que é ponto facultativo; Corpus Christi, ponto facultativo no País e feriado municipal; a Revolução Constitucionalista, considerada feriado estadual; e o aniversário da cidade, feriado municipal.
Das 13 datas, nove cairão em dias úteis, sendo que, destas, apenas duas irão gerar feriados prolongados: a Paixão de Cristo, na sexta-feira, 15 de abril; e o aniversário de Bauru, em 1 de agosto, que ocorrerá em uma segunda-feira. Neste ano que está chegando ao fim, foram quatro "feriadões" em segundas ou sextas-feiras.
Já entre as datas comemorativas que caem em terças ou quintas e trazem a possibilidade de emenda com o fim de semana em algumas empresas ou repartições públicas, estão o Carnaval (1 de março) - cujas festividades foram canceladas em Bauru neste ano -, Tiradentes (21 de abril), Corpus Christi (16 de junho) e Proclamação da República (15 de novembro). Outros três feriados cairão na quarta-feira: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).
Os dias do Professor (15 de outubro), do Funcionário Público (28 de outubro) e da Consciência Negra (20 de novembro), considerados pontos facultativos em Bauru, não foram contabilizados no levantamento.
SERVIDOR MUNICIPAL
No Diário Oficial do último dia 23, inclusive, a prefeitura publicou decreto que estabelece o calendário oficial de feriados e pontos facultativos em Bauru. Em 2022, os servidores municipais contarão com 11 pontos facultativos que irão propiciar dias a mais de descanso. Os funcionários poderão, por exemplo, emendar os dias de Carnaval de segunda até as 12h da Quarta de Cinzas; folgar no dia 22 de abril, uma sexta que se segue ao feriado de Tiradentes; e no dia 17 de junho, também sexta, após o Corpus Christi.
Já no Dia do Professor, um sábado, o ponto facultativo é garantido somente às unidades escolares. No Dia do Funcionário Público (28 de outubro) e no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a folga é estendida a todos os servidores.
Eles poderão emendar, ainda, o feriado da Proclamação da República, que cai em uma terça-feira, além de descansar na véspera de Natal, no sábado, e no dia 26 de dezembro, até as 12h. Outro ponto facultativo está programado para o dia 31 de dezembro.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.