O irmão de Julian Assange agradeceu publicamente a diversas autoridades que apoiaram o ativista durante todo o processo. Em entrevista à emissora britânica Sky News, Gabriel Shipton citou nominalmente o presidente Lula e outras figuras importantes na comunidade internacional, como o Papa Francisco e o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese, que se manifestaram pela libertação de Assange em diversas ocasiões. A entrevista foi ao ar no contexto em que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, finalmente alcançou um acordo com as autoridades dos Estados Unidos para se declarar culpado em troca de sua liberdade. O impasse que durou anos chegou ao fim, e Assange deixou a prisão em Londres após concordar em admitir a culpa por disseminação ilegal de material de segurança nacional.
A saga de Assange teve início em 2010, quando o WikiLeaks divulgou milhares de documentos confidenciais sobre operações internacionais no Afeganistão e no Iraque, além de telegramas diplomáticos dos EUA. Em meio a isso, Assange foi alvo de um mandado de prisão europeu emitido pela Suécia, relacionado a acusações de violação e agressão sexual.
Publicado por Heverton Nascimento
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.