Nos últimos anos, o setor de tecnologia no Brasil tem experimentado um crescimento notável, refletindo uma tendência global de digitalização e inovação. Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) revelou que o número de empregos no setor de tecnologia aumentou significativamente ao longo da última década. Utilizando dados do Ministério do Trabalho, a pesquisa constatou que entre 2012 e 2022, o número de postos de trabalho no mercado de tecnologia cresceu 95%. Em 2012, havia 445 mil vínculos de trabalho no setor, número que saltou para 868 mil em 2022.
O estudo da Fecomercio-SP também destacou as ocupações específicas dentro do mercado de tecnologia que mais cresceram nos últimos dez anos. O cargo de engenheiro de sistemas operacionais em computação liderou o ranking, com um aumento impressionante de 741,2% no número de empregos. Outras profissões que registraram crescimento expressivo incluem tecnólogo em gestão de TI, com um aumento de 450,7%, e pesquisador em ciências da computação e informática, que cresceu 579,3%. Além disso, o número de engenheiros de aplicativos em computação aumentou 258%, enquanto técnicos de planejamento e programação da manutenção tiveram um crescimento de 191,2%.
*Com informações da repórter Beatriz Manfredini
Publicado por Luisa Cardoso
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.