O socialismo surgiu entre os Séculos 18 e 19 e inicialmente lutava pelo fim da exploração da classe trabalhadora.
O seu desenvolvimento filosófico partiu de Karl Marx, o qual afirmou que a propriedade privada era a fonte das desigualdades sociais. Para superá-las, ele defendeu que o proletariado deveria se unir em uma revolução para tomar o Estado e distribuir as riquezas.
Os desejos dos comunistas nos países ocidentais se frustraram porque, diferentemente do que Marx afirmou, o capitalismo não trouxe mais pobreza, mas sim riqueza.
Esperava-se que a revolução viesse de países como os Estados Unidos, Inglaterra ou Alemanha, mas a primeira experiência veio da Rússia em 1917.
Logo após a revolução, os comunistas russos espalharam uma onda de terror, matando e prendendo milhares de pessoas simplesmente por tecerem críticas ao regime ou por serem supostos agentes capitalistas.
A revolução se espalhou e países como Cuba, China e Coreia do Norte tornaram-se comunistas. Semelhantemente à Rússia, as ditaduras desses e outros países espalharam o terror, a perseguição e a miséria a ponto de fazerem 94 milhões de vítimas.
Em paralelo, um grupo de intelectuais da Escola de Frankfurt entendeu que Marx estava errado em um aspecto: a chave para a revolução não estava na economia, mas sim na cultura.
Por isso, iniciaram um processo de críticas a alguns dos pilares ocidentais: família, arte, filosofia, educação, cristianismo etc. Para eles, era preciso criticar ao máximo esses exemplos e subverter valores. Tanto é que um autor chegou a defender que os bandidos e as mulheres seriam o novo proletariado.
Um deles, Hebert Marcurse, defendeu que os laços familiares precisavam ser destruídos, afinal, a família burguesa – composta por pai, mãe e filhos – era uma instituição que perpetuava as desigualdades sociais e impedia a revolução comunismo de ser bem-sucedida.
Fonte: plenonews
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.