28 de Setembro de 2024

À espera de recurso, pais de alunos da Apiece fazem apelo


Pais de estudantes e usuários da Associação de Pais para Integração Escolar da Criança Especial (Apiece) de Bauru estão apelando a governantes e vereadores para pedir que evitem, de alguma forma, o fechamento da entidade. Conforme o JC noticiou, a instituição não se classificou em chamamento público anual das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para receber verba, em 2022, da Secretaria de Bem-Estar Social (Sebes). A Apiece apresentou recurso na segunda (29) e aguarda o resultado, que será publicado neste sábado (4) no Diário Oficial. Se a situação não for revertida, sem os R$ 52 mil mensais do convênio, a entidade deverá encerrar suas atividades após 35 anos.

Bastante aflita com a situação, Maria Francisca Pereira Libarino, de 57 anos, conta que a filha, Patrícia Pereira Ishikawa, de 32 anos, já passou metade da vida frequentando a escola. "Ela tem má formação no lado esquerdo do cérebro. Quando chegou lá, com 16 anos, não sabia falar meu nome. Mas, com as atividades e pelo carinho enorme que recebe, ela se desenvolveu e, hoje, sabe ler, escrever, se locomove sozinha e ainda tem um emprego, que também foi arranjado pelo pessoal da Apiece. Ela chora de medo da escola fechar e me pergunta o que vai acontecer, porque ela ama estar naquele lugar", declara a mãe. 

A dona de casa, inclusive, publicou um apelo nas redes sociais pedindo ajuda aos vereadores (veja o vídeo abaixo).

A possibilidade do fechamento da Apiece, conhecida pela histórica prestação de serviços sociais a pessoas com deficiência, também indigna a técnica de enfermagem Antônia Eliza Palhari, 63 anos, mãe de Gabriel Palhari Cardoso, 32 anos, que tem microcefalia vera. "Ter filho especial não é fácil, e a Apiece nos acolheu quando eu estava em desespero. São 142 alunos e pais que se sentem assim. Se fechar, para onde essas pessoas vão? Queria poder mostrar a todos a alegria do meu filho em ir à escola. Quando estou vestindo ele para ir à aula, observo ele com o uniforme da Apiece e me pergunto se, ano que vem, ele vestirá essa mesma camisa", lamenta a genitora. "Tenho muita fé de que vamos conseguir reverter essa verba. Vamos lutar até o fim para a Apiece não fechar", conclui.

PRAZO

Em nota, a prefeitura informou que o chamamento público da Sebes para as entidades que prestarão diversos serviços no ano que vem terá a publicação do resultado final da primeira fase neste sábado (4), onde serão listadas as entidades habilitadas, já considerando a análise dos recursos enviados.

Essas instituições que se classificarem seguirão para a segunda fase. Com isso, de 6 a 10 de dezembro, deverão entregar os documentos e plano de trabalho, que serão avaliados pela Sebes até o dia 17 deste mês. O resultado final do chamamento público será divulgado em 18 de dezembro, também no Diário Oficial.

CONFIRA O VÍDEO COM APELO DE MARIA FRANCISCA PEREIRA LIBARINO:



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.