19 de Janeiro de 2025

Estacionamento de ginásio: Estado não tem previsão para ceder área


Inaugurado oficialmente no último dia 3 de dezembro, o ginásio do Sesi ainda está com a construção do seu estacionamento indefinido. Há a dependência de uma concessão de terreno do Estado, situado ao lado, que ainda não tem previsão de acontecer. Conforme o JC vem divulgando durante todas as etapas da arena multiuso, a construção do local para comportar 260 vagas de estacionamento é uma contrapartida a ser feita pela Prefeitura de Bauru. No entanto, a área é de posse do Estado e, antes disso, era pertencente à Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS).

E para o já batizado Ginásio Paulo Skaf comportar bem o público, com capacidade para 5 mil pessoas, não basta o estacionamento, mas também uma reformulação estrutural na rua de acesso, a Professora Zenita Alcântara Nogueira, que liga a avenida Rodrigues Alves com o ginásio. Esta via é estreita, separa o colégio do Sesi e uma distribuidora de combustíveis, e sempre há caminhões de grande porte estacionados em via pública, o que deixaria um gargalo no trânsito em dias de jogos e eventos. Foi assim, conforme o JC constatou, no dia da inauguração.

O Ginásio Paulo Skaf, com quase 9 mil metros quadrados, tem um custo total estimado que supera os R$ 33 milhões e foi construído nas dependências da Escola Sesi Gerson Trevizani (Duda), também conhecida como Sesi Horto.

NECESSIDADES

De acordo com o secretário de Obras Leandro Joaquim, a área discutida é formada por duas glebas, sendo uma de 60 mil e a outra de 150 mil metros quadrados. E o local sofre com contaminação de solo próximo da ferrovia, devido ao uso de metais pesados para tratamento de dormente. Nesta área, ainda segundo ele, além de espaço para construção do estacionamento, a ser feito pela Secretaria de Obras após a concessão do Estado, também pode haver ao lado a construção de unidades habitacionais.

O secretário recorda que a Prefeitura de Bauru já destinou toda a documentação para receber a concessão, possivelmente por 30 anos, ao gabinete do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.

O Governo de São Paulo, por sua vez, informa que o pedido da prefeitura está em análise. Em nota, o Estado diz que o terreno está em processo de transferência da CPOS para a Fazenda Pública de São Paulo. Não há uma previsão para a resolução da concessão. "Está em tratativa desde a gestão passada. Dependemos do Estado", destaca Leandro Joaquim.

O secretário também abordou o problema da rua de acesso ser incompatível com a grandiosidade da arena multiuso. Leandro Joaquim afirmou que o município também fará intervenções na rua Professora Zenita Alcântara Nogueira, mas essa obra também aguarda a concessão porque mexeria no terreno do Estado. "A esquina, na proximidade do posto de combustíveis, é possível fazer uma ampliação da rua e em dia de eventos vamos fazer 'pista dupla', somente subindo ou descendo. E também pode ser feita uma saída de emergência para uma vicinal na cerca do Horto Florestal. Mas, reafirmo, aguardamos a concessão. Com ela aprovada, estas obras da prefeitura duram cerca de 15 dias", finaliza o secretário de Obras.

DETALHES

Na visão dos dirigentes do Sesi, o Ginásio Paulo Skaf estará apto a receber jogos oficiais a partir de fevereiro de 2022, ainda na atual edição da Superliga feminina de vôlei. Faltam detalhes, como cadeiras numeradas em toda arquibancada, que já foram compradas. Uma arquibancada retrátil também já foi comprada. Restam também a finalização do sistema de som e o acabamento do lado de fora. Os vestiários, salas VIP e de musculação já estão prontos.

SEM PLANO B

Em nota, com relação ao estacionamento, a diretoria do Sesi Bauru esclarece não haver Plano B e enfatiza que a promessa feita ao município de Bauru pelo presidente da Fiesp e Sesi-SP, Paulo Skaf, foi cumprida ao inaugurar uma das melhores e mais modernas praças esportivas do Brasil. Ainda em nota, a diretoria do Sesi Bauru também espera que a Prefeitura de Bauru não meça esforços para cumprir a sua parte no acordo.



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.