14 de Novembro de 2024

Exército russo sequestra segundo prefeito de cidade ucraniana, diz governador regional


Mais um prefeito de uma cidade da Ucrânia foi sequestrado por soldados da Rússia no sul do país neste domingo, 13, afirmou o governador da região de Zaporizhzhia. Desta vez, a vítima foi Evguen Matveiev, da cidade Dniprorudné. “Hoje, 13 de março, às 8h30, o exército da Federação Russa capturou o prefeito da cidade de Dniprorudné”, escreveu no Telegram o governador da região onde Dniprorudné está localizada. O conflito no Leste Europeu se intensificou desde o último sábado, com bombardeios mais pesados e avanço de 14 quilômetros das tropas russas no país invadido.

O primeiro chefe municipal capturado pelas tropas de Vladimir Putin foi Ivan Fedorov, líder da cidade de Melitopol, há dois dias. Em pronunciamento oficial no último sábado, 12, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exigiu que a Rússia libertasse o primeiro prefeito sequestrado. Ele também fez ligações para os chefes de estado de Isreal, França e Alemanha, pedindo ajuda na situação. O presidente Emanuel Macron, da França, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, chegaram a telefonar para Putin, pedindo o encerramento do conflito bélico.

Os sequestros foram condenados pela União Europeia (UE): “A UE condena veementemente o sequestro dos prefeitos de Melitopol e Dniprorudné pelas forças armadas russas. Trata-se de um novo ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas em um país soberano”, denunciou o chefe da União Europeia diplomacia, Josep Borrell, no Twitter. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também denunciou os sequestros e afirmou que eles representam uma “flagrante violação do direito internacional”.


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.