Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lisa Cook afirmou nesta segunda-feira (6), que, vê “relativo equilíbrio, nos riscos ao cumprimento do duplo mandato do banco central – de estabilidade de preços e máximo emprego. “Provavelmente será apropriado mover a taxa de juros para uma posição mais neutra”, afirmou ao participar de evento na University of Michigan Law School, pontuando que, desde setembro, o mercado de trabalho tem sido um pouco mais resiliente e a inflação mais rígida do que ela esperava. “Portanto, acho que podemos nos dar ao luxo de prosseguir com mais cautela com novos cortes”, acrescentou.
Cook reforçou que a política monetária não tem um curso predefinido e que a magnitude e o momento das futuras mudanças dependerão dos dados econômicos, da perspectiva e do equilíbrio de riscos. Segundo ela, no geral, a economia dos EUA começa 2025 em “boa forma”, após um forte crescimento em 2024. Ela pontuou que a inflação caiu “consideravelmente”, embora permaneça acima da meta de 2% do banco central, e que o mercado de trabalho está sólido, com a taxa de desemprego baixa.
Para Cook, ainda há trabalho a ser feito para garantir que a inflação retorne à meta. “Também monitorarei cuidadosamente os riscos e vulnerabilidades da estabilidade financeira e trabalharei com meus colegas do Fed e outras agências para reduzir a probabilidade de que problemas de estabilidade financeira atrapalhem a economia”, destacou a diretora.
Cook disse que não espera que o rápido crescimento na oferta de mão de obra persista nos próximos anos, mas vê vários motivos para esperar que o aumento da produtividade permaneça forte, incluindo a alta taxa de investimento em inteligência artificial e outras novas tecnologias.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.