O mês de junho chegou e, com ele, as tradicionais festas juninas. Apesar do evento se destacar pela variedade de pratos típicos, música caipira e danças de quadrilha, muitas pessoas também celebram o mês com a queima de fogos de artifício.
De acordo com a veterinária Ana Carolina Hirata, de Itapetininga (SP), apesar da confraternização, o disparo de fogos de artifício representa perigo à saúde dos animais, que podem sofrer convulsões e desmaios com o barulho.
“Cães e gatos têm uma audição aguçada e percebem qualquer ‘barulhinho’. No caso dos rojões, quando há explosões, o barulho triplica e eles ficam assustados”, afirma a profissional.
Ao temmais.com, Ana Carolina explicou que, diante do medo, muitos animais acabam sofrendo acidentes, fugindo e até se envolvendo em brigas. Por conta disso, é importante que os tutores tomem alguns cuidados para garantir a segurança dos pets.
Conhecido como “truque do pano”, o método consiste em atar o animal com uma faixa de tecido para promover a sensação de proteção.
Segundo a veterinária, a amarração estimula a circulação sanguínea e ameniza a tensão no dorso dos cães e gatos.
Outra dica fornecida por Ana Carolina é manter os animais em locais fechados e sem correntes ou coleiras, para evitar fugas e enforcamentos.
Além disso, para ajudar a reduzir o estresse dos cães e gatos no momento dos fogos, algumas plataformas digitais oferecem gratuitamente áudios que mascaram e reduzem ruídos de alta, moderada e baixa intensidade.
Segundo a veterinária, esses áudios devem ser apresentados aos animais dias antes dos eventos.
Fonte: Tem +
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.