A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2024) começa nesta quarta-feira (9) e vai até o domingo (13). Para quem quer acompanhar de casa, os debates serão transmitidos no canal oficial do YouTube do evento – e são cerca de seis por dia. A festa será aberta às 19h30 com a mesa “As Ruas Têm Alma: João do Rio, O Convidado do Sereno”, uma aula ministrada por Luiz Antonio Simas sobre o jornalista e cronista, escolhido como o autor homenageado desta edição. Depois, o grupo paratiense Samba da Bênção faz uma apresentação no Auditório da Praça.
O principal nome internacional da programação é o francês Édouard Louis, que ganhou reconhecimento mundial com sua autoficção. Autor de livros como “O Fim de Eddy” (Tusquets) e “Lutas e Metamorfoses de uma Mulher” (Todavia), ele participa de debate mediado por Paulo Roberto Pires no sábado (12), às 19 horas.
Outros destaques são a italiana Lisa Ginzburg, autora do livro “Cara Paz” e neta de Natalia Ginzurg; o senegalês Mohamed Mbougar Sarr, autor de “A Mais Recôndita Memória dos Homens”; a camaronesa Léonora Miano, autora de “A Estação das Sombras”; e o colombiano Juan Cárdenas, autor de “O Diabo das Províncias”.
Entre os brasileiros, estão nomes importantes da literatura nacional, como Jeferson Tenório, Carla Madeira, Joca Reiners Terron, Micheliny Verunschk, Silvana Tavano, Mariana Salomão Carrara, Ilaria Gaspari, Marcela Dantés e Odorico Leal, entre outros. Neste ano, a curadoria da Flip é de Ana Lima Cecilio, profissional com 20 anos de experiência no mercado editorial e passagens por grupos como Globo Livros e Carambaia.
Ainda há ingressos disponíveis para boa parte das mesas da programação oficial da Flip 2024. A venda é feita pelo site oficial. As mesas serão transmitidas em um telão, na Praça da Matriz.
A Flip também oferece uma ampla programação educativa com a Flipinha e FlipZona, com foco em literatura para as infâncias e juventudes. Neste ano, a festa também vai promover uma programação alternativa com a Casa Flip+CCR, parceria da Flip com o grupo CCR.
Quem estiver em Paraty para a festa também deve ficar de olho na programação paralela. Vale conferir, por exemplo, a Casa de Histórias, a Casa Estante Virtual, a Casa Edições Sesc e a Casa Record.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.