A África do Sul desmentiu a ideia de que o Brics esteja planejando criar uma nova moeda para substituir o dólar como referência global. Chrispin Phiri, porta-voz do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação, esclareceu que a interpretação de que o grupo estaria desenvolvendo uma moeda alternativa é baseada em “relatos errôneos”. Ele destacou que as conversas entre os países membros se concentram na possibilidade de realizar transações comerciais utilizando suas moedas nacionais. Enoch Godongwana, ministro das Finanças da África do Sul, corroborou essa posição, afirmando que não existem documentos oficiais do Brics que tratem da criação de uma nova moeda de referência.
O foco, segundo ele, é promover o uso das moedas locais nas trocas comerciais entre os países que compõem o bloco. Essas declarações foram feitas em um contexto de crescente tensão, especialmente após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ter ameaçado impor tarifas de 100% sobre produtos do Brics caso o grupo decidisse avançar com a ideia de substituir o dólar. Trump exigiu que os países do Brics se comprometessem a não seguir por esse caminho, alertando que, se não o fizessem, teriam que “dizer adeus” ao acesso ao mercado americano.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.