A organização da cúpula do G20 optou por tirar uma nova “foto de família” dos líderes do grupo. Desta vez, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a premiê da Itália, Giorgia Meloni, que não estavam presentes no registro de segunda-feira (18). O presidente argentino, Javier Milei, e o chanceler russo, Serguei Lavrov, não compareceram devido a agendas paralelas.
A Casa Branca explicou que Biden não pôde participar da primeira foto devido a “problemas logísticos”, já que ele chegou ao local apenas oito minutos após a imagem ser capturada. A equipe da Casa Branca afirmou que o americano iria depois do horário combinado (15h30), porque não queria pegar sol. Na nova foto, o presidente Lula ocupa uma posição central, rodeado pelos líderes da Índia e da África do Sul. Biden foi posicionado ao lado de Narendra Modi, enquanto Trudeau e Meloni estavam próximos do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Diferentemente da primeira foto, que foi tirada na Baía de Guanabara, a nova imagem foi feita em frente a um painel do G20. O evento teve como destaque a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa que reflete as prioridades do governo Lula. Biden foi o único líder que não utilizou a rampa do Museu de Arte Moderna (MAM) para se encontrar com Lula e optou por um elevador alegando “motivos de segurança”.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.