O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru oferece, pela primeira vez, o curso de difusão Formação de Auxiliar de Saúde Bucal, voltado a jovens de baixa renda.
Gratuita, a capacitação tem dez vagas e duração de um ano, de março de 2022 a fevereiro de 2023, com carga horária de 20 horas por semana (quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira).
As inscrições serão realizadas pelo Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), das 8h de 3 de janeiro até as 17h de 1 de fevereiro. Os candidatos devem ter o ensino fundamental completo no momento da inscrição e ter, no mínimo, 18 anos na data de início do curso (7 de março de 2022).
"O objetivo primordial é contribuir para a autonomia de jovens carentes, por meio da educação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho local e regional, como auxiliares de saúde bucal", explica a idealizadora e coordenadora do curso, professora Daniela Garib, da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) e do Programa de Pós-Graduação do Centrinho. O projeto tem como colaboradora Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris, chefe técnica da Divisão de Odontologia do hospital.
"Acreditando no papel transformador da universidade e, diante da necessidade de contribuir de maneira mais ativa para a nossa comunidade, principalmente em tempos desafiadores, a proposta é realizar um curso de difusão anual. E o Centrinho nos parece o local ideal para o desenvolvimento deste projeto. Contamos com o apoio da Superintendência do Centrinho, da Seção de Apoio Acadêmico e também de colaboradores docentes da FOB, além de cirurgiões-dentistas e auxiliares do HRAC/Centrinho", acrescenta Garib.
"Tradicionalmente, a atuação do HRAC sempre teve forte impacto social. Este projeto certamente vem ampliar a contribuição da universidade para a comunidade, com vistas à transformação social e da realidade local onde estamos inseridos", salienta o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do Centrinho.
SELEÇÃO
A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do Centrinho e constará de duas fases. A primeira etapa será composta de prova teórica de conhecimentos específicos de biossegurança, realizada no dia 16 de fevereiro (das 8h às 10h), e pontuação do histórico escolar do ensino fundamental, realizada pela Comissão Julgadora do processo seletivo.
A segunda fase será composta de avaliação socioeconômica dos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco e será realizada por assistente social do Centrinho no dia 18 de fevereiro.
O edital completo está disponível no site https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/. Mais informações na Seção de Apoio Acadêmico do Centrinho, pelo e-mail [email protected] ou telefone (14) 3235-8420. O hospital fica na rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.