20 de Setembro de 2024

Guarulhos já recebeu mais de 4 mil refugiados afegãos no aeroporto


Reprodução/Jovem Pan News

Desde janeiro de 2022 até o dia 22 de agosto deste ano, a Prefeitura de Guarulhos já recebeu 4.562 refugiados afegãos no Aeroporto Internacional de São Paulo. Os imigrantes, que chegam de avião sem ter para onde ir, ficam acampados no Terminal 2. Um grupo chegou a ser enviado pelo Governo Federal para um abrigo provisório no Litoral de São Paulo. No entanto, mais de 100 afegãos seguem acampados dentro do aeroporto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a gestão estadual tem ajudado o município no acolhimento e alimentação dos refugiados: “É uma questão social, a gente está fazendo um esforço muito grande para acolher, já acolhemos centenas de afegãos. Chega mais gente e a gente vai continuar acolhendo”, declarou o governador nesta quarta-feira, 30. Tarcísio cumpriu agenda em Guarulhos acompanhado do prefeito da cidade, Gustavo Henric Costa (PSD), que fez um apelo ao Governo Federal: “Agora, de novo, a gente precisa desse auxílio. Temos mais de 100 afegãos no momento aqui no aeroporto, o que nos preocupa muito. A gente precisa de políticas públicas consistentes e duradouras, como o reconhecimento de Guarulhos como cidade fronteira e a interiorização dos afegãos que estão chegando”.

A Prefeitura afirma que tem investido dinheiro para atender os afegãos, mas ressalta que precisa de mais recursos. O município espera que o pedido para ser reconhecido como “cidade fronteira do Brasil” seja analisado pelo Governo Federal. Segundo a gestão municipal, dois ofícios já foram protocolados no Ministério de Portos e Aeroportos, um em 4 de abril e outro em 13 de junho. Em nota, a Prefeitura de Guarulhos diz que tem contato diário com o governo para atualização da situação, mas que até agora não teve resposta sobre os pedidos para ser cidade fronteira.


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.