19 de Setembro de 2024

Haddad vai à Cidade do Cabo para evento do NDB, de olho em moeda única, G20 e presidência dos Brics


CLÁUDIO REIS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajará no final da semana que vem para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para participar da reunião do Conselho de governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), mais conhecido como Banco dos Brics. Apesar de o encontro ser tratado dentro da Fazenda como prioritário, o ministro fará praticamente um “bate-e-volta” na África do Sul. Haddad deve deixar o Brasil no dia 28 e chegar na Cidade do Cabo no dia 29. Uma das pautas da visita do ministro da Fazenda à Cidade do Cabo é o uso de uma moeda comum entre os seus membros – discussão que é apoiada pelo Brasil, o evento é visto como importante porque a agenda é similar à do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), que este ano ocorre no Brasil, e também porque o País será, a partir de 1º de janeiro de 2025, o anfitrião dos eventos dos Brics. A primeira agenda de Haddad deve ser uma reunião bilateral ainda a ser fechada e, em seguida, ele participará da cerimônia de abertura do encontro, quando deve falar algumas palavras institucionais.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Na hora do almoço, a discussão será justamente sobre as plataformas de financiamento em moeda local. O M-Bridge é o novo mecanismo de plataformas de financiamento em moeda local, que está sendo apresentado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) e os Brics estão estudando a forma de como levar o projeto à frente. A possibilidade de utilização de uma moeda comum tem sido debatida em diferentes fóruns pelo Brasil. Já foi pauta no Mercosul e a análise do governo é a de que se trata de um tema que está em crescimento.

Na parte da tarde está prevista uma sessão de negócios da 9ª reunião anual do conselho de governadores e, na sequência, um seminário sobre como desbloquear o financiamento para o desenvolvimento sustentável em mercados emergentes e países em desenvolvimento, que também é aberto. Esta pauta tem grande adesão com o G20 brasileiro. Dificilmente, o ministro ficará para o jantar oferecido pelo anfitrião.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Américo


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.