A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e pode causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da doença varia de leve a grave e pode levar ao óbito. Inclusive, como aponta a Fiocruz, a gravidade da Influenza tende a ser maior exatamente quando surgem cepas pandêmicas, para as quais a população tem pouca ou nenhuma imunidade.
A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de risco (crianças menores de 5 anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Em todo o mundo, estima-se que essas epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos graves de Influenza e em aproximadamente 290 mil a 650 mil mortes.
A doença é causada pelos vírus A, B, C e D. O tipo A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e se intensifica em estações climáticas mais frias.
Habitualmente, em cada ano, circula mais de um tipo de Influenza concomitantemente.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.