20 de Janeiro de 2025

Ipec: Lula tem 46% das intenções de voto e Bolsonaro, 31%


SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO Clauber Cleber Caetano/PR Reprodução / Twitter @cirogomes Flickr Simone Tebet

O Ipec (ex-Ibope) divulgou nesta segunda-feira, 12, sua mais recente pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais que ocorrerão no dia 2 de outubro. De acordo com o instituto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida ao Palácio do Planalto, com 46% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, tem 31%. A exatos 20 dias do primeiro turno, a distância entre os dois principais candidatos cresceu de 13 para 15 pontos. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 7%, ante 4% da senadora Simone Tebet (MDB). O cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1%. Vera Lúcia(PSTU), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (Unidade Popular), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não alcançaram 1% cada um. O coach Pablo Marçal (Pros) deixou de constar no levantamento porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura dele.

 

Na última pesquisa, divulgada na segunda-feira, 5, o petista tinha 44%, ante 31% do mandatário do país, o que indica um cenário de estabilidade, uma vez que a oscilação do candidato do PT se deu dentro da margem de erro. O pedetista, por sua vez, tinha 8%, contra 4% da emedebista. Com o cenário apontado no início desta semana, Lula chega aos 51% dos votos válidos. Se a eleição fosse hoje, portanto, o ex-presidente seria eleito em primeiro turno.

O levantamento divulgado nesta segunda-feira, 12, foi realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, e capta o impacto das manifestações bolsonaristas realizadas em diversas cidades do país, em especial na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal, em Copacabana, no Rio de Janeiro, e na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 7 de setembro, data da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.

Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.