21 de Setembro de 2024

Israel realizou a maior operação de inteligência da história!


Explosão de pagers no Líbano Foto: EFE/EPA/WAEL HAMZEH

O ataque maciço de pagers, walkie-talkies e dispositivos de voz que se comunicam entre si por ondas de rádio, contra membros do Hezbollah no Líbano e na Síria, registra a maior operação de inteligência da história.

Marca uma nova fase dramática no conflito atual. A organização foi severamente abalada, com milhares de agentes feridos e sua rede de comunicações fortemente interrompida.

À medida que a poeira baixa, Israel e o Hezbollah estão reavaliando suas posições e traçando estratégias para seus próximos movimentos.

Apresento fatores-chave a serem considerados ao se analisar o ataque e seu impacto mais amplo:

– Dilema da retaliação: o Hezbollah está sob pressão para responder a esse ataque em grande escala. No entanto, uma resposta severa pode desencadear um grande ataque das FDI enquanto o Hezbollah está enfraquecido e desorganizado.

– Escala catastrófica: aoperação desferiu um golpe devastador no Hezbollah. Embora o número de mortes seja relativamente baixo, o ataque do pager infligiu ferimentos significativos, com pelo menos centenas de agentes perdendo os dedos ou os olhos.

– Carga financeira: além do custo humano, o ataque também impôs um pesado custo financeiro ao Hezbollah. A organização precisará gastar grandes somas para compensar e reabilitar os agentes feridos nos próximos anos.

Não fazer isso corre o risco de provocar ressentimento entre as milhares de vítimas e suas famílias, desestabilizando ainda mais o grupo.

– Erosão da confiança: o ataque de pager, que segue uma série de contratempos recentes, minará gravemente a confiança do Hezbollah. A organização pode agora reavaliar sua estratégia no conflito, temendo que Israel tenha mais surpresas reservadas. Essa sensação de incerteza pode atrasar ou complicar os próximos movimentos do Hezbollah.

Em suma, o ataque de pager no Líbano e na Síria deixou o Hezbollah cambaleando operacional, financeira e psicologicamente. Enquanto Israel continua a explorar sua vantagem estratégica, o Hezbollah enfrenta um caminho difícil pela frente, sem soluções claras para seus crescentes desafios.

Fonte: plenonews

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.