A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, foi formalmente nomeada como candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais do país. Ela é a primeira mulher não-branca a liderar a chapa de um grande partido norte-americano. A nomeação se tornou oficial após cinco dias de votação online pelos delegados do partido na Convenção Nacional Democrata, encerrada na noite da segunda-feira (5). Em declaração divulgada pouco antes da meia-noite (pelo horário local), os democratas informaram que 99% dos votantes confirmaram apoio a Harris. A definição encerra um período tumultuado para os democratas, que começou com o desempenho desastroso do presidente Joe Biden em um debate com Donald Trump em junho.
A confiança abalada dos seus próprios apoiadores estimulou uma guerra intrapartidária que culminou na desistência da reeleição. Desde que anunciou a decisão de deixar a disputa, Biden endossa a candidatura de sua vice. Harris já indicou que não planeja se desviar muito dos temas e políticas que enquadraram a candidatura de Biden, como democracia, prevenção da violência armada e direitos ao aborto. Mas sua estratégia pode ser muito mais incisiva, particularmente quando ela invoca a experiência como promotora para criticar Trump e suas 34 condenações por crimes graves por falsificação de registros comerciais.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.