23 de Novembro de 2024

Laboratórios e farmácias registram 'boom' na procura por testes de Covid


O expressivo aumento na busca por testes de Covid-19, em Bauru, fez com que laboratórios e farmácias registrassem falta de estoque e agendamentos lotados. Na tarde desta quinta-feira (13), a reportagem percorreu cinco farmácias e entrou em contato com seis laboratórios da cidade, que comprovaram a alarmante situação. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) fez um alerta, também nesta semana, para o risco de desabastecimento no país devido à falta de insumos para a realização dos exames no País.

Para a assistente social Larissa Soares do Prado Ribeiro, 28 anos, foi uma verdadeira 'saga' para conseguir se testar. "Procurei em vários lugares. Comecei pelos postos de saúde de Bauru, mas não tinha nem para o dia, nem para o próximo. Entrei em várias farmácias e não consegui. Liguei para os laboratórios, só que os valores estavam muito altos", narra Ribeiro, que conseguiu marcar uma consulta pelo seu plano de saúde. Com a guia, a assistente social conseguiu realizar o exame após dois dias de procura.

A alta transmissibilidade da variante Ômicron é um dos principais responsáveis pelo atual cenário. É o que afirma a gestora de laboratório Thais Tatiane Oliboni. "No início da pandemia, as pessoas conseguiam fazer o isolamento e não contaminar outras pessoas. Agora, com as novas cepas, famílias inteiras estão testando positivo e setores inteiros de empresas estão fechando", afirma a gestora de laboratório.

Apesar de ainda ser possível encontrar testes, o impacto é geral. "O estoque que esperávamos que durasse até fevereiro, já acabou", diz Thais. O índice de resultados positivos, ainda de acordo com a gestora, aumentou de 8% para 62% desde o final do ano passado. "Há uma alta demanda e a incapacidade da indústria de repor os estoques. Ainda estamos conseguindo atender a população, mas não temos garantias futuras", finaliza.

LOTAÇÃO

Agendamentos lotados, falta de farmacêuticos para aplicação ou escassez de testes. A atual conjuntura das farmácias de Bauru também não é otimista. "As pessoas estão reclamando que não encontram teste em lugar nenhum", diz Tais Duarte, funcionária administrativa de uma farmácia que apresentava falta de estoque nesta quinta-feira (13). "Não temos previsão para receber os materiais necessários para os exames", afirma.

Em nota, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) pediu para que as pessoas se sensibilizem sobre a importância de otimizar o uso dos testes disponíveis no momento. Ainda segundo o texto, a prioridade deve ser para os seguintes perfis: pacientes que tenham maior gravidade de sintomas; pacientes hospitalizados e cirúrgicos; pessoas no grupo de risco; gestantes; trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.