O anúncio formal da reforma ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sem data para acontecer. Havia a expectativa de que os novos ministros e seus respectivos ministérios fossem anunciados nesta quarta-feira, 30. No entanto, conforme já havia dito o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, o anúncio só deve ocorrer após viagem de Lula ao Piauí. No Estado nordestino, o presidente vai anunciar o programa Brasil Sem Fome, espécie de reformulação do Fome Zero, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. A agenda é vista como uma clara sinalização de que o ministro e ex-governador piauiense não deve ser afetado pela reforma e se manterá no cargo. Ainda assim, nos bastidores, existem rumores de que o Ministério do Desenvolvimento Social seria desidratado para a criação de um 39º ministério, o da Ação Social. Somente o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) seguiriam sob controle de Dias.
O novo Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais já foi anunciado por Lula nesta terça-feira, 29. Apesar da expectativa de criação de novos ministérios para acomodar nomes do Centrão, o governo já enfrenta novos problemas em relação à reforma ministerial, pois os partidos Progressistas e Republicanos não têm mostrado interesse em assumir as novas pastas, consideradas pouco expressivas.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.