Entre janeiro e novembro de 2024, o país registrou a entrada de mais de 180.000 imigrantes, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Nacional de Justiça do Boletim de Imigração. Somente no mês de novembro, 17.175 migrantes chegaram ao território brasileiro. Atualmente, quase 2 milhões de estrangeiros residem oficialmente no Brasil, seja com autorização temporária ou permanente, ou como moradores de países vizinhos em municípios fronteiriços. Além disso, o país recebeu 62.380 solicitações de refúgio no mesmo período, com 13.340 reconhecimentos de refugiados pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conari).
O Boletim da Imigração, que monitora o fluxo migratório e apoia políticas públicas de inclusão social, destaca que a maioria dos pedidos de refúgio vem de cubanos e venezuelanos. Esses grupos buscam abrigo no Brasil devido a perseguições relacionadas a raça, religião, nacionalidade, opinião política, ou por graves violações de direitos humanos e conflitos armados. As informações são coletadas por diversos órgãos e instituições brasileiras, contribuindo para um entendimento mais amplo do cenário migratório no país.
*Com informações de Soraya Lauand
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.