Mano Menezes fará sua reestreia pelo Corinthians na tarde deste sábado, 30, diante do São Paulo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro — a bola rola no Morumbi a partir das 18h30 (de Brasília). Anunciado para a vaga de Vanderlei Luxemburgo na última quinta-feira, o técnico conseguiu fazer apenas dois treinos com o elenco corintiano. Apesar do pouco tempo de trabalho, o treinador se apega ao bom retrospecto em Majestosos para recomeçar sua trajetória no Timão com o pé direito. Nas duas passagens pelo clube do Parque São Jorge, o comandante esteve à frente do Alvinegro em dez clássicos contra o Tricolor e conseguiu excelentes resultados. Ao todo, o profissional coleciona cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota para o rival — cerca de 63% de aproveitamento dos pontos. Os triunfos mais marcantes ocorrem nas semifinais do Paulistão de 2009, quando o time bateu o atual tricampeão nacional com um show de Ronaldo Fenômeno e ganhou força para a conquista do Estadual (veja o retrospecto abaixo).
A situação de Mano Menezes para o clássico deste domingo, por outro lado, é completamente desfavorável. O treinador chega num Corinthians com seis desfalques certos, sendo três por suspensão (Fagner, Gabriel Moscardo e Yuri Alberto), além de outros três por lesão (Matías Rojas, Giovane e Paulinho). O técnico ainda não sabe se poderá contar com Renato Augusto e Fábio Santos, veteranos que costumam ser poupados antes de decisões — na próxima terça-feira, 3, o time visita o Fortaleza, pela volta da semifinal da Sul-Americana. Ao mesmo tempo, Mano Menezes enfrentará um rival confiante e com apenas uma baixa de importância — o zagueiro Robert Arboleda não estará em campo por motivos físicos. Campeão da Copa do Brasil no domingo passado, o São Paulo poupou seus titulares na vitória contra o Coritiba, planeja uma grande festa no Morumbi e não deve aliviar para o seu maior rival.
Com este cenário, São Paulo e Corinthians também fazem um duelo direto para se livrar de vez da possibilidade de queda para a segunda divisão. No décimo lugar na tabela do Brasileirão, o Tricolor soma 31 pontos, apenas um a mais em relação ao rival de Itaquera, o 11º colocado. Apesar das posições, os times não estão muito distantes do Bahia, equipe que abre a zona de rebaixamento, com 25 pontos. Desta forma, os são-paulinos buscam a vitória para terminar o ano de maneira confortável, já planejando a temporada de 2024. O Timão, por sua vez, sabe que um triunfo resgataria a confiança para o duelo decisivo diante do Fortaleza.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.