O McDonald’s informou alguns clientes no último domingo, 17, de que alguns dados pessoais deles foram vazados, como nome, CPF, estado civil, endereço, e-mail e número de telefone. Segundo a empresa, o problema ocorreu por um ‘incidente em um de seus fornecedores’, e informações como dados raciais, étnicos, religiosos, filosóficos, políticos, genéticos, biométricos, de saúde e/ou de vida sexual, classificadas como sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não foram vazadas. A empresa disse estar tomando as medidas cabíveis, como avisar as pessoas afetadas do ocorrido por e-mail e disponibilizar dois canais para atendimento e esclarecimento de dúvidas, nos e-mails [email protected] e [email protected]. Em nota enviada à Jovem Pan, a Arcos Dorados, empresa que gerencia a marca do McDonald’s na América Latina, lamentou o ocorrido. “A Arcos Dorados repudia esta atividade criminosa e trabalha continuamente para reforçar as medidas de proteção dos dados pessoais dos seus clientes, incluindo a revisão e atualização constante dos sistemas de segurança. Lamentamos a situação e disponibilizamos canais de comunicação para esclarecer quaisquer dúvidas dos consumidores”, declarou.
Até o @McDonalds com vazamento de dados (e ainda vem dizer que não são dados sensíveis… imagina, só nome, estado civil, endereço, e-mail, cpf e número de telefone ¬¬) pic.twitter.com/Ae6kr9f073
— Juan Lourenço (@JuanLourenco) April 17, 2022
Vazamento de #dados #McDonald's. pic.twitter.com/HN6ZmAD9mJ
— X-eggs sem ovo (@xeggssemovo) April 17, 2022
@McDonalds_BR ?!?!? Quais dados e de quem foram acessados. Comunicado genérico? Por e-mail? Por que não informar por SMS e de forma objetiva? Não têm controle de nada! pic.twitter.com/C0QE1bv2ge
— Leo (@leo_hum_) April 17, 2022