20 de Janeiro de 2025

Morre aos 84 anos o poeta Armando Freitas Filho, ícone da literatura brasileira


Reprodução/CompanhiadasLetras

Faleceu, aos 84 anos, o renomado poeta Armando Freitas Filho, cuja morte foi anunciada pela poeta Alice Sant’Anna, editora de sua obra na Companhia das Letras. Freitas Filho é lembrado por sua contribuição significativa à literatura brasileira, tendo sido laureado com o Prêmio Jabuti e o Prêmio Alphonsus Guimarães. Com uma carreira que se estendeu por mais de 60 anos, Freitas Filho fez sua estreia literária em 1963 com o livro “Palavra”. Sua produção inclui a notável “trilogia da memória”, composta por “Dever” (2013), “Lar” (2009) e “Rol” (2016). Em 2003, ele publicou “Máquina de escrever”, que reúne sua obra completa, e, ao completar 80 anos, lançou “Arremate” (2020). Em 2022, apresentou “Só prosa”, uma coletânea de textos que dialogam com sua poesia.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Durante a ditadura militar, Freitas Filho viveu um período de reclusão, que teve um impacto profundo em sua produção literária. Além de poeta, ele atuou como pesquisador na Fundação Casa de Rui Barbosa e exerceu funções de assessor em diversas instituições culturais, contribuindo para o cenário artístico do país. O legado de Armando Freitas Filho permanece vivo através de sua obra e de sua influência na poesia contemporânea. Ele deixa sua esposa, Cristina Barros Barreto, e seus dois filhos, Carlos e Maria, que continuarão a honrar sua memória e seu trabalho.


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.