Morreu, na madrugada desta sexta-feira (10), aos 94 anos, o professor Mauro Leite Toledo, um dos fundadores e diretor por cinco décadas da Instituição Toledo de Ensino (ITE). Na noite de quinta-feira (9), Mauro se sentiu mal e foi internado em um hospital privado de Bauru, onde teve três paradas cardíacas e não resistiu. O corpo foi enterrado no final da tarde, no Cemitério da Saudade. A ITE lamentou o falecimento.
Mauro foi casado com Marina Guimarães de Carvalho Toledo, falecida em 2013, com quem teve cinco filhos: Marcos (em memória), Mauro Filho, Flávio, Álvaro e Antônio Neto. Deixou também noras, oito netos e dois bisnetos. "Fica um legado muito positivo, de trabalho. Ele se dedicava muito profissionalmente e, quando estava em casa, sempre era um pai muito presente", relembra o filho Álvaro Luiz Carvalho Toledo, 62 anos. Durante 20 anos, ele trabalhou na administração de pessoal da ITE, juntamente com o pai. "Era o nosso norte lá dentro, sempre nos ensinava como fazer, o que fazer".
DESEMBARQUE EM BAURU
Mauro era professor de latim. Nasceu em Juiz de Fora (MG), em 1927, e foi um dos fundadores da ITE em Bauru, em 1948, juntamente com o pai, o também professor Antônio Eufrásio de Toledo. Álvaro conta que, naquele ano, o avô decidiu sair de Minas Gerais para montar uma escola em Ribeirão Preto, embarcou no trem, mas, no trajeto, foi convencido por uma pessoa a desembarcar em Bauru, onde começou a construir o que anos mais tarde se tornaria a ITE.
O professor Mauro, ainda jovem, também veio para Bauru e tornou-se seu braço direito de Eufrásio. "Ele era muito apegado ao meu avô, estavam sempre juntos", conta Álvaro.
Apesar da idade, Mauro esteve lúcido até os últimos momentos e lembrava das histórias com detalhes, conta o filho. "Era ávido por leitura. Não começava o dia sem o jornal, era um ritual. Até quando passou a ter dificuldades para enxergar, por causa da idade, pedia para as enfermeiras lerem para ele. Essa lucidez contribuiu para que ele tivesse uma vida longa", lembra, já em tom de saudade, o filho.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.