Celebrando o profissional capaz de captar uma fração de segundo em uma imagem eterna, 8 de janeiro é considerado o Dia do Fotógrafo, resgatando também a data em 1840, quando a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil. Mais do que clicar registros, essa arte é encarada com sensibilidade e contadora de histórias através de imagens.
Thamires Ponsiano, fotógrafa e videomaker, ressalta que uma imagem dispensa palavras para ser compreendida em qualquer parte do mundo. Ela conta que a paixão pela fotografia apareceu de forma natural, mas não foi algo fácil. “Já passei fome, morei mais de um ano em uma casa sem luz, já me apaixonei por um hippie e vendi arte na praia e vivi um relacionamento totalmente abusivo emocional e financeiramente, mas dei a volta por cima e me refiz”, lembra. Sim, em contrapartida, sua a arte de fotografar abriu caminhos mais felizes e verdadeiramente mudou sua vida e a de outras pessoas. “Atualmente, jantei em um dos restaurantes mais caros de São Paulo, fotografei famosos, filmei nos hotéis mais conhecidos do país e faturo dois dígitos, fazendo o que amo”, revela.
Apaixonada pelo ofício desde criança, começou a trabalhar como social media em uma loja de móveis e decorações e percebeu a paixão pelo trabalho com as pessoas. “Ali me deram espaço para fazer o que eu queria, então, fui desenvolvendo habilidades de fotos e vídeos, de forma autodidata e melhorando a cada mês. Então, resolvi investir na minha primeira câmera profissional e ganhei de uma amiga, minha primeira lente. Do nada, fui dispensada da empresa e saí sem ter renda, apenas com o salário que foi usado para pagar os dois meses de aluguel garantindo ao menos minha moradia”, recorda Thamires.
Sem o trabalho fixo e com paixão pelas imagens, enviou mensagens para amigos próximos oferecendo gratuitamente ensaios fotográficos, com o intuito de fazer portfólio. “Um amigo personal trainer topou e eu fiz o ensaio dele, montando uma identidade visual diferenciada. Ele postou nas redes e uma aluna viu e assim começaram as divulgações e indicações”. Dos books pessoais aos eventos, foi um pulo com ascensão meteórica. Visionária, investiu em eventos e criou uma cadeia de clientes de alto padrão que servem eventos em grandes locais como o Hotel Rosewood. “Atendendo decoradores fui ganhando nome no segmento e virei fornecedora de grandes empresas. Em setembro do ano passado produzi vídeos no Copacabana Palace, o que foi um sonho e frequentemente produzo no Hotel Unique e no Palácio Tangará”, comemora a fotógrafa.
Paralelamente a esse universo ela também atende a demanda de vídeos. “Percebi que levava jeito depois que produzi um videoclipe para uma banda de rock: eu era a única mulher dirigindo a produção. Com esse trabalho conheci um grande advogado e passamos a produzir conteúdo educacional para o Instagram dele. Em um mês impactamos mais de meio milhão de pessoas, com produção de vídeos em formato de White Board”, conta.
Além de decoradores, empresa de flores e móveis, passou a atender uma empresa de palco, som e iluminação, onde teve a experiência de filmar os irmãos CatDealers, o confeiteiro do Cake Boss, Buddy Velasco, fotografar palestras com Gloria Vanique, registrou grandes congressos, até com presenças ilustres, como a do Ministro do Supremo, Dias Toffoli. Fez lançamentos, coberturas de peças e de shows, entre eles o da cantora Daniela Mercury.
“São muitas conquistas, como no SBT, onde registrei o backstage da ‘Pracinha é Nossa’, com a participação do Marcelo de Nobrega, mas uma das conquistas que mais guardo no coração foi o convite para fotografar a prova de vestido de noiva da ginasta Jade Barbosa. Levei outra câmera na minha bolsa, que tem um toque especial, pois revela na hora. Com isso, durante a prova do vestido de noiva, eu revelei uma foto dela e disse ‘a primeira foto de você vestida de noiva sou que estou te dando’. Pronto, eu conquistei todos que estavam presentes naquele momento”, lembra.
Semanas depois ela recebeu a notícia de que a Jade iria se casar no civil em São Paulo. “Me perguntaram se eu toparia fotografá-la e levar a câmera que revela na hora. No dia 29 de setembro eu fotografei o casamento da Jade Barbosa, onde conheci grandes nomes da ginástica, como Daiane do Santos, Arthur Nory, Flavia Saraiva e Rebeca Andrade. Saí do casamento e fui para outro casamento filmar a decoração, onde do nada recebo uma mensagem falando ‘Você viu onde seu nome está?’. Minha foto estava na Vogue e depois em vários outros sites, como Terra, UOL, além de grandes páginas do Instagram. Chorei de emoção, ali eu senti que estava realizando o que eu almejei em janeiro do ano passado”, pontua a profissional.
E a trajetória com famosos não parou por aí. “Nesse meio tempo conheci um maquiador por intermédio daquele personal que fiz o ensaio no meu início de carreira, o ‘maquiador das celebridades’ Eduardo Sacchiero. Ele se tornou meu amigo, um parceiro. Ao lado dele tive oportunidade de fotografar a Nany People, Alcione e fiz um ensaio especial para a apresentadora Patricia Salvador. Ou seja, quando a gente faz o que ama, não há limites para sonhar”, finaliza.
A fotógrafa Thamires Ponsiano indica alguns truques para que a imagem fique maravilhosa, mesmo se for feita no celular:
– Iluminação é fundamental: utilize a luz natural sempre que possível, ela sempre será seu melhor aliado na hora dos cliques. Se não for possível usar a luz natural, invista em bastões de LED, hoje o mercado oferece inúmeras opções;
– Cenário limpo: evite distrações no fundo da imagem. Um fundo limpo ajuda a destacar seu assunto principal;
– Capture emoções: fotos que captam emoções espontâneas são sempre mais impactantes. Confesso que essa é a minha paixão. Esteja atento aos momentos espontâneos, com certeza vão render bons cliques;
– Com celular dá sim: quem disse que só com câmera profissional é possível fazer fotos lindas? Seu celular pode render belos registros e pode ser um equipamento de entrada para você se tornar um fotógrafo profissional. Antes de tudo, limpe a lente da sua câmera, ajuste o brilho, o contraste e ative a grade, pois isso facilita a composição das suas fotos;
– Edição é aliada: não tenha medo de editar suas fotos. Claro que deve ser feita com muita cautela, para não se tornar artificial.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.