O teatro musical brasileiro vem retomando o fôlego após um duro período de pandemia e o ano de 2023 está lotado de novidades para quem ama ir ao teatro. Há títulos Broadway que serão montados pela primeira vez no Brasil e também há espetáculos que retornam ao país em novos formatos e prometem, novamente, atrair um grande público. Entre as novidades, há musicais inspirados em animações de muito sucesso e também em filmes que marcaram gerações. Vale ressaltar que alguns sucessos que estrearam este ano seguirão em cartaz em 2023, é o caso de “Anastasia”. O espetáculo sobre a lenda da grã-duquesa que perde a memória após sua família ser executada e parte em uma viagem ao passado para resgatar suas origens fica em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, até maio do ano que vem. Já no segundo semestre, “O Rei Leão” deve entrar em cartaz. Devido ao sucesso de público em 2022, outros dois espetáculos vão retornar para uma curta temporada no início do ano. “Grease” reestreia dia 5 de janeiro e novamente ficará em cartaz no Teatro Claro, em São Paulo. Já “Ney Matogrosso – Homem Com H” ficará de 13 de janeiro a 5 de fevereiro no 033 Rooftop, também em São Paulo. Quer saber o que chega de novidade? Então confira abaixo as estreias já anunciadas para 2023:
Um dos maiores fenômenos do teatro musical na atualidade, “Wicked” retorna a São Paulo no dia 9 de março de 2023, desta vez no Teatro Santander. Diferente da montagem de 2016, que foi uma réplica da produção da Broadway, o musical de Stephen Schwartz vai ganhar novos cenários e novos figurinos, além de novos efeitos especiais e visuais. Vale ressaltar que o texto e as músicas permanecerão iguais. O musical será protagonizado por Myra Ruiz, que mais uma vez assumirá o papel de Elphaba, e Fabi Bang, que retorna como a divertida Glinda. Baseado no romance de Gregory Maguire, a trama, que antecede os acontecimentos de “O Mágico de Oz”, mostra como as protagonistas ganham os rótulos de Bruxa Má do Oeste e Bruxa Boa do Norte. John Stefaniuk, diretor da montagem brasileira, adiantou que essa será uma produção mais moderna e conectada aos problemas da atualidade. Vale ressaltar que Schwartz é extremamente apegado a sua obra e foram raríssimas as vezes em que ele autorizou uma montagem não-réplica de “Wicked”. Os ingressos já estão à venda, para mais informações clique aqui.
Outra grande produção que retorna ao Brasil em nova montagem é “Mamma Mia!”. O musical estreia no dia 2 de fevereiro no Teatro Multiplan VillageMall, no Rio de Janeiro. Com produção de Charles Möeller e Cláudio Botelho, o espetáculo terá a atriz Claudia Netto como Donna e Maria Clara Gueiros como Tanya. A primeira montagem de “Mamma Mia” no Brasil ficou em cartaz em São Paulo de 2010 a 2011 e tinha Kiara Sasso, Rachel Ripani e Andrezza Massei no trio protagonista. Embalado pelas músicas do grupo ABBA, a história se desenrola após Sophie, que está prestes a subir no altar, convidar três ex-namorados de sua mãe, Donna, na expectativa de descobrir quem é seu pai. Todos comparecem e as histórias do passado começam a vir à tona. A trama ganhou uma versão cinematográfica em 2008 protagonizada pela atriz Meryl Streep e o sucesso foi tanto que o longa ganhou uma sequência em 2018. Os ingressos para o musical já estão à venda, para mais informações clique aqui.
O filme de 1992 que marcou uma geração já foi adaptado para os palcos no exterior e chega em breve ao Brasil. “O Guarda-Costas” estreia dia 16 de março do ano que vem. O espetáculo ficará em cartaz no Teatro Claro, em São Paulo. Uma das grandes expectativas é saber qual atriz viverá a personagem Rachel Marron, que nos cinemas foi eternizada pela cantora Whitney Houston. A versão para os palcos passou seis anos em desenvolvimento e estreou no West End de Londres em 2012. O anúncio do musical original aconteceu dias após a morte da cantora que protagonizou o filme. Na história, Rachel, que é uma das artistas mais famosas do mundo, passa a receber ameaças de morte anônimas, e Frank Farmer, vivido por Kevin Costner no longa, é um ex-agente do serviço secreto que é contratado para ser guarda-costas da artista. A trilha sonora do musical, assim como a do filme, conta com músicas que fizeram sucesso na voz de Whitney como I Will Always Love You, One Moment in Time, I Wanna Dance with Somebody e I Have Nothing. Os ingressos já estão à venda, para mais informações clique aqui.
O 033 Rooftop, que costuma receber musicais imersivos, será palco do sucesso da Broadway “Bonnie & Clyde”. O espetáculo estreou originalmente na Califórnia em 2009 e foi transferido para a Broadway em 2011. O título chega ao Brasil pela primeira vez após uma temporada de sucesso no West End de Londres. A produção é baseada em fatos reais e conta a história de Bonnie Parker e Clyde Barrow, um famoso casal de criminosos que ficou conhecido durante a Crise de 1929. Eles realizavam furtos, roubos e assaltos a bancos. A montagem brasileira será protagonizada por dois veteranos do teatro musical brasileiros: Beto Sargentelli e Eline Porto. O espetáculo estreia em março, mas a venda de ingressos ainda não começou.
O divertido musical da Broadway “Bob Esponja”, inspirado na animação de mesmo nome da Nickelodeon, é outra novidade que chega aos palcos brasileiros no ano que vem. O espetáculo estreia em maio na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A produção, que promete transportar o público para a famosa Fenda do Biquíni, não será uma réplica da produção de Nova York. O elenco ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que o ator Mateus Ribeiro, premiado por sua atuação em “Peter Pan – O Musical”, assuma o personagem-título. O musical estreou na Broadway em 2017 e foi muito elogiado pela crítica internacional por criatividade ao adaptar para o palco o fundo do mar e os personagens do desenho animado. O espetáculo recebeu 12 indicações ao Tony Awards, prêmio considerado o Oscar do teatro musical americano. Na trama, Bob Espoja se une aos seus amigos para tentar salvar o lugar onde vivem, pois ele corre o risco de ser extinto. Os ingressos ainda não estão à venda.
Inspirado na clássica comédia romântica de 1990 protagonizada por Julia Roberts e Richard Gere, o musical “Uma Linda Mulher” chega ao Brasil em agosto de 2023. O espetáculo será apresentado no Teatro Santander. Assim como no filme, o musical acompanha a história de Vivian, uma prostituta que é contratada pelo rico empresário Edward para acompanhá-lo em eventos empresariais durante sua viagem a Los Angeles. No entanto, eles acabam se aproximando e precisam lidar com o desafio de serem de mundos totalmente diferentes. O espetáculo estreou na Broadway 2018, mas não agradou muito a crítica internacional e saiu de cartaz um ano depois. Aqui no Brasil, a produção pode ter um desempenho bem diferente e atrair um grande público para o teatro por já ser um título conhecido. O elenco ainda não foi divulgado e a venda de ingressos deve começar somente no ano que vem.
A Touché Entretenimento, mesma produtora de “Bob Esponja”, também anunciou que “Beetlejuice” será montado no Brasil em 2023. A data exata ainda não foi divulgada. O que foi adiantado é que a produção não será uma réplica do espetáculo da Broadway. A história é inspirada no filme de Tim Burton lançado em 1988 que, no Brasil, ficou conhecido como “Os Fantasmas se Divertem”. Na trama, Barbara e Adam Maitland morrem e ficam presos na antiga casa em que moravam. Quando os novos moradores chegam, o casal tenta assustá-los, mas não obtêm sucesso. É nesse momento que o espalhafatoso Beetlejuice aparece para ajudá-los. A princípio, o fantasma demonstra ter boa intenção, mas, na verdade, tudo faz parte de um plano que ele almeja colocar em prática. O espetáculo estreou na Broadway em 2018, conquistou oito indicações ao Tony Awards e se tornou um verdadeiro sucesso nas redes sociais – tanto que antes de encerrar sua trajetória em Nova York, ele teve a temporada estendida devido aos pedidos virtuais dos fãs.
O espetáculo que já superou US$ 1 bilhão em bilheteria na Broadway e já teve uma temporada de sucesso aqui no Brasil retorna a São Paulo em 2023. A T4F ainda não anunciou a data de estreia, mas as audições já foram anunciadas e a expectativa é que o musical entre em cartaz no segundo semestre do ano que vem, após o fim da temporada de “Anastasia”, que fica até maio no Teatro Renault. A produção deve novamente ser uma réplica da que está em cartaz desde 1997 em Nova York. A primeira montagem no Brasil aconteceu em 2013 e se despediu dos palcos brasileiros em 2014. O ator Tiago Barbosa foi quem assumiu o protagonista Simba após emocionar a diretora Julie Taymor, responsável pela produção original da Broadway, durante as audições. Depois da temporada brasileira, Tiago passou cinco anos no elenco de “El Rey León”, na Espanha. Considerado um dos maiores orgulhos da Broadway, o musical é inspirado na clássica animação da Disney “O Rei Leão”, lançada em 1994.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.