Após quatro meses de inúmeras restrições de pesca e de fiscalização mais intensificada pela Polícia Ambiental, termina a meia noite desta segunda-feira (28) o período de piracema 2021/2022.
Durante esse período, a Polícia Ambiental intensificou a fiscalização contra pescadores.
Em vigor desde 1º de novembro do ano passado, a piracema é regulamentada por meio da Instrução Normativa nº 25/09 que rege a pesca no período de proteção à reprodução natural dos peixes, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.
No período da piracema esteve proibida a pesca para todas as categorias e modalidades em rios, represas e reservatórios de hidrelétricas.
Isso porque muitas espécies realizam a subida dos rios para sua reprodução, processo que as deixa vulneráveis a captura e, consequentemente, a interrupção de novas gerações.
Para se ter uma ideia, uma pessoa quando flagrada pescando no período da piracema é enquadrada criminalmente na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), podendo ser condenada à detenção de três anos, além de receber multas que se iniciam em R$ 1 mil.
Fonte: visaonoticias
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.