Uma pane elétrica prejudica a operação da Linha 4-amarela do metrô de São Paulo nesta quarta-feira, 15. Segundo a concessionária ViaQuatro, a circulação de trens acontece de forma parcial, sendo entre as estações Paulista e Luz e entre Via Sônia e Butantã nos dois sentido e via única entre as estações Pinheiros e Paulista. Ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados e atendem o trecho entre o Butantã e a estadão Paulista do metrô. Apesar da situação, a página de declaração de ocorrências da Linha 4-Amarela, no site da ViaQuatro, informação “situação sem ocorrências”. A falha elétrica que paralisa parcialmente a circulação dos trens ocorreu por volta das 10h15. No entanto, por volta das 8h30, trens já circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Até o momento, não há previsão para normalização.
Nas redes sociais, usuários relatam estações lotadas e longas filas para acesso ao sistema Paese. Os passageiros também falam sobre maior tempo de espera – superior a 10 minutos – e cobram informações. “Deu ruim na linha amarela: composição está parada com portas abertas tem mais de 10 minutos, pessoas se acumulando na plataforma, um calor surreal e nenhuma informação nos alto falantes”, escreveu uma usuária no Twitter. “Fiquei 20 min parada na República e agora tá tudo fechado”, disse outra passageira, identificada como Roberta. Outros usuários relatam espera superior a 30 minutos e falta de luz nos trens.
Deu ruim na linha amarela: composição está parada com portas abertas tem mais de 10 minutos, pessoas se acumulando na plataforma, um calor surreal e NENHUMA INFORMAÇÃO NOS ALTOS FALANTES#cptm #bdsp #metro #linhaamarela pic.twitter.com/Q7f1ekHFB4
— dessa (@dessamglm) February 15, 2023