Por conta do aumento na procura por atendimento de casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos últimos dias, a Secretaria de Saúde direcionará os pacientes para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), a partir de segunda-feira (3). Além disso, nove dessas unidades terão horário ampliado.
O JC noticiou nesta semana a lotação das UPAs. Na ocasião, o vereador Júnior Rodrigues (PSD) denunciou o problema e mostrou pessoas aguardando há mais de seis horas por atendimento na unidade do Bela Vista.
Agora, como estratégia para tentar desafogar as UPAs, a Saúde pede que os munícipes com sintomas leves de síndrome gripal procurem uma das 24 UBSs e USFs do município (confira os endereços em www.bauru.sp.gov.br/saude/servicos_saude.aspx), que fazem o atendimento na atenção primária à saúde.
"A população deverá procurar as UPAs apenas em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), com falta de ar, para evitar a sobrecarga das unidades de urgência e emergência de Bauru", pontua a pasta.
EXPEDIENTE AMPLIADO
Outra estratégia será ampliar o funcionamento de algumas unidades na próxima semana. Entre segunda (3) e sexta-feira (7), as UBSs do Geisel, Vila Falcão, Independência, Bela Vista e Mary Dota, e as USFs da Vila São Paulo e da Vila Dutra atenderão das 7h às 21h. Já as UBSs do Jardim Redentor e Jardim Godoy funcionarão das 7h às 19h.
As demais unidades irão atender os pacientes no horário normal, das 7h às 17h. "A população deverá procurar as UBSs e USFs em casos leves. Já as UPAs funcionam 24 horas e devem ser procuradas em casos graves ou aos finais de semana e feriados", reforça a pasta.
DIAGNÓSTICO
Tanto as UBSs e USFs quanto as UPAs realizam o exame para diagnóstico de Covid-19. Já a verificação de casos de Influenza é feita nas pessoas com Srag. Os demais pacientes recebem o tratamento para os sintomas da gripe, como febre, coriza, dor no corpo, tosse, entre outros.
A Saúde diz ainda que, apesar do aumento na procura por atendimentos nas UPAs, não ocorreu significativa elevação na positividade ou letalidade, especialmente a casos de Covid-19, "estando os órgãos da vigilância atentos a qualquer alteração do quadro".
Por fim, a pasta lembra que a prevenção da Covid-19 e da Influenza e demais doenças respiratórias é a mesma, com o uso de máscara; higienização frequente das mãos com álcool gel ou água e sabão; e evitar aglomerações.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.