Um bebê de três meses morreu soterrado após um deslizamento de terra em Itapevi, na Grande São Paulo. O acidente aconteceu na noite deste domingo, 30, por volta das 22h. A mãe da criança foi socorrida com escoriações e levada ao Pronto Socorro do município. Outros três imóveis foram atingidos pela terra e outras casas da região devem ser interditadas pelas autoridades locais por riscos de novos deslizamentos. Com a previsão de novas chuvas, o prefeito Igor Soares declarou estado de emergência. “Estamos trabalhando agora para que mais acidentes não ocorram. Estamos mapeando outros pontos que possam ter risco à população e solicitando o afastamento. Determinei que a secretária de desenvolvimento social já fizesse aluguel de quartos de hotéis e depois vamos disponibilizar um programa de aluguel social, que a prefeitura já faz, para várias famílias que foram retiradas de áreas de risco”, afirmou em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.
Um estudo do município apontou dez pontos críticos para deslizamentos, onde vivem mais de 100 famílias. Segundo o prefeito, o local onde aconteceu o desabamento neste domingo é um loteamento irregular onde residem famílias há mais de 20 anos. “É uma área privada onde o proprietário da área precisa entrar com reintegração de posse. Não podemos ir lá e tirar as famílias”, explicou. A proposta da prefeitura é viabilizar um programa abrangente, que possa disponibilizar um aluguel social para as famílias e impedir novas moradias irregulares e futuros acidentes. Para que isso seja possível, Igor Soares faz um apelo ao governo federal. “Falo em nome de todos os prefeitos, precisamos disponibilizar algum tipo de programa habitacional que seja tripartite. Me coloco para participar, mas sozinho não consigo fazer”, afirmou.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.