22 de Novembro de 2024

Prefeitura de São Paulo libera passe livre em ônibus para eleição de conselheiros tutelares


LUIZ CLÁUDIO BARBOSA/AE

A Prefeitura de São Paulo anunciou que a população terá passagem gratuita em ônibus municipais neste domingo, 1º de outubro, entre 7h e 18h. A medida tem por objetivo facilitar o deslocamento de quem pretende votar nas eleições para os conselhos tutelares. O pedido deste passe livre havia sido feito pela Mesa-Diretora da Câmara dos Vereadores e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A prefeitura não divulgou quanto a iniciativa custará aos cofres da cidade. O horário de votação em São Paulo é das 8h às 17h, em 325 zonas distribuídos pela capital, sempre próximos à seção eleitoral do cidadão. Ao todo, 1.240 candidatos disputarão 260 vagas, sendo cinco por unidade, dos 52 Conselhos Tutelares localizados no município. O voto é facultativo para pessoas acima de 16 anos. Cada eleitor poderá escolher até cinco nomes na votação.

O Conselho Tutelar foi criado em 1990, dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e tem por função, como órgão autônomo, representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil em assuntos relacionados ao direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade e à cultura. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é responsável pela manutenção administrativa das unidades. Neste ano, as eleições de conselheiros tutelares ganharam força com a participação de artistas como a cantora Maria Rita, a chef de cozinha Paola Carosella e o ator Lázaro Ramos. Eles fizeram posts em suas redes sociais pedindo para que a população participe da votação que ocorrerá em todo o Brasil. Ao todo, serão eleitos 30,5 mil conselheiros.


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.