O Conselho Municipal da Comunidade Negra, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza neste domingo (28) a entrega do Prêmio Luisa Mahin. A cerimônia está marcada para as 19h30, no Spazio A Eventos, na Vila Aviação, dentro das atividades da Semana da Consciência Negra.
Durante a solenidade, haverá duas apresentações relativas ao espetáculo "A África de Onde eu Venho". A comunidade angolana mostrará danças típicas daquele país e o grupo de capoeira Axé do Quilombo exibirá a tradicional representação cultural que mistura esporte, luta, dança e música.
O Prêmio Luisa Mahin será concedido a 11 pessoas física e jurídicas da sociedade (veja a lista no quadro), que, em seus ramos de atividades, prestaram relevantes serviços à comunidade e contribuíram para a redução do preconceito, racismo e discriminação contra a população negra.
Os homenageados foram selecionados a partir de indicações realizadas por entidades representadas no Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru, por meio de seus conselheiros.
QUEM FOI?
A premiação leva o nome da princesa africana da tribo Mahin, capturada e trazida para ser escravizada no Brasil. Luisa Mahin, islamizada e alfabetizada, liderou a Revolta dos Malês, uma das maiores rebeliões de escravos ocorridas na Bahia, no século 19.
Caso o Levante dos Malês tivesse sido vitorioso, Luisa Mahin teria sido reconhecida como Rainha do Brasil.
SERVIÇO
A Cerimônia de entrega do Prêmio Luisa Mahin ocorre neste domingo (28), a partir das 19h30, no Spazio A Eventos, localizado na avenida Inácio Conceição Vieira, 12-17, Vila Aviação.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.