O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira, 5, depois de ter desmaiado devido a uma queda de pressão, e disse se sentir “bem” e que os resultados dos exames foram positivos. “Sinto-me bem”, comentou o chefe de Estado português aos jornalistas ao sair do Hospital de Santa Cruz, nos arredores de Lisboa, onde explicou que teve de se submeter a dois exames médicos, conforme o protocolo. Rebelo de Sousa, de 74 anos, que tem um histórico de problemas cardíacos, desmaiou durante visita a uma universidade na Costa da Caparica, ao sul de Lisboa, e foi levado para o hospital “por precaução” para fazer exames médicos. O mandatário explicou que o episódio se deveu a uma queda de pressão, como já havia acontecido em 2018, quando desmaiou em Braga (norte), e que não tinha comido e bebeu um “moscatel quente” após o evento na universidade. “Comecei a ver tudo muito distante, tentei me afastar, estava muito calor”, explicou.
Rebelo de Sousa vai usar um Holter para monitorar a sua atividade cardíaca. O presidente disse que pretende cumprir o máximo possível a sua agenda, embora tenha de acompanhar alguns pontos “de uma forma mais digital”. O conservador Rebelo de Sousa é presidente de Portugal desde 2016 e está no seu segundo mandato. O chefe de Estado já teve problemas de saúde: em outubro de 2019 foi submetido a um cateterismo e diagnosticado com várias obstruções coronárias importantes, e foi operado de várias hérnias em 2017 e 2021.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.