21 de Novembro de 2024

Professor no Rio de Janeiro desenvolve ferramenta de IA para combater plágio


Unsplash/Igor Omilaev

Uma nova ferramenta de inteligência artificial, chamada Gotcha GPT, foi desenvolvida por André Pimentel, professor do Departamento de Química da PUC-Rio. O objetivo principal dessa inovação é assegurar a integridade na produção acadêmica e combater o plágio. A tecnologia é capaz de distinguir entre textos gerados por humanos e por máquinas, funcionando em inglês e português, por meio de sofisticados modelos de classificação. A criação do Gotcha GPT foi motivada por uma necessidade identificada por editores da American Chemical Society, que enfrentam desafios na revisão por pares devido à presença de artigos com origem questionável. Essa ferramenta se mostra essencial para prevenir litígios e melhorar a relação entre professores e alunos, garantindo que a qualidade acadêmica seja mantida.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

André Pimentel também compartilhou suas descobertas em um artigo publicado no Journal of Chemical Information and Modeling. Além disso, ele tem planos de oferecer cursos de educação continuada voltados para educadores e profissionais que desejam se aprofundar no uso da ferramenta. Em um evento futuro, Pimentel apresentará uma palestra sobre o Gotcha GPT no 4º Simpósio de Educação em Ciência da UFRJ, programado para dezembro. A ferramenta está acessível ao público sob a Licença MIT, disponível na plataforma GitHub do autor, onde os usuários podem encontrar um tutorial e a documentação completa para facilitar o uso.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.