Com o objetivo de ajudar catadores de recicláveis e também a causa animal, uma professora de Bauru realiza uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas pelas ruas da Zona Norte da cidade. Batizada de Tampinhas Valentes, a ação voluntária tem sido feita no Núcleo Eldorado (região do Jardim Araruna). Ainda para ampliar a coleta do material, a mulher tem apostado na utilização de um aplicativo de celular para conectar quem precisa de recicláveis com pessoas que tem o material em casa para entregar.
A inciativa começou em setembro do ano passado e foi idealizada por Diomara Dias, professora de educação especial e tecnologias. "Escolhi as tampinhas porque são fáceis de encontrar no material reciclável", explica.
O objetivo da campanha é garantir renda para a comunidade mais carente e também contribuir com a castração de cães e gatos. "É a principal fonte de renda dos catadores. Então, parte das tampinhas fica para eles. Outra parte fica para uma entidade de castração de animais, porque me preocupo com a causa", detalha.
As ações de coleta têm sido feitas de duas a três vezes por semana, pelas ruas do bairro. Para tornar a inciativa mais eficiente, ela tem utilizado um aplicativo de reciclagem chamado "Cataki", através do qual é possível contratar alguém para remover entulho e restos de podas, retirar móveis e outros itens volumosos e destinar materiais recicláveis. "Estou me familiarizando mais com o aplicativo para também ajudar os catadores a adotarem essa tecnologia. Tem aparecido muitos contatos de pessoas com materiais para dispensar", conta a voluntária.
SERVIÇO
Para destinar tampinhas plásticas para a campanha, o contato da professora Diomara Dias é o (14) 98808-0907.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.